Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB homenageia a musicista Luzia Simões Bartolini
25/02/2011 às 07h36

IFPB homenageia a musicista Luzia Simões Bartolini

Na solenidade, será lançada a plaquete biográfica da professora e musicista Luzia Simões Bartolini. O evento acontece nesta sexta-feira, às 17h, no Auditório José Marques.

IFPB homenageia a musicista Luzia Simões Bartolini

Capa da plaquete biográfica

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) lança nesta sexta-feira (25), às 17h, a plaquete biográfica da professora de música Luzia Simões de Bartolini, em virtude do centenário de seu nascimento, a qual integra as comemorações do centenário da Rede Federal de Educação profissional e Tecnológica. A solenidade de lançamento acontece no Auditório José Marques, IFPB.

A obra foi escrita por Eliane Bartolini de Albuquerque, filha da homenageada, a convite do Reitor do IFPB João Batista de Oliveira da Silva. A escritora diz que se sentiu honrada, ao receber a proposta de escrever a biografia de sua mãe, que deixou um importante legado a cultura paraibana de modo geral.

“A missão é deveras difícil, no entanto gratificante, pois falar da professora Luzia é algo transcendental, dada a amplitude das missões que lhes foram confiadas no decorrer de sua vida profissional, por mais de quatro décadas”, destaca a escritora.

A chegada da musicista na Instituição aconteceu em 1958, como professora titular de Canto Orfeônico da então Escola Industrial de João Pessoa. A professora também exerceu outras atividades na Instituição sendo secretária e tesoureira da Caixa Escolar; Membro do Conselho dos Professores; Secretária do Conselho de Representantes da Instituição e Secretária do Conselho de Representantes da Cefet.

São inúmeras as obras realizadas pela professora, não apenas na Instituição, mas também no Estado da Paraíba, tendo recebido várias homenagens em reconhecimento ao seu trabalho, entre elas, o título de “Cidadã Pessoense” em 1978. Luzia de Simões era natural do município de Guarabira.

Iris Souto Maior – jornalista do IFPB