Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB oferece 1000 vagas no primeiro semestre em cursos superiores
Ações do documento
27/12/2011 às 16h10

IFPB oferece 1000 vagas no primeiro semestre em cursos superiores

— registrado em:

Consulta no Sistema de Seleção Unificada já está liberada. Instituição está presente em 10 cidades

IFPB oferece 1000 vagas no primeiro semestre em cursos superiores

Sisu já está com consulta liberada

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está ofertando 1000 vagas em seus cursos superiores através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas são para o primeiro semestre de 2012 e as inscrições na plataforma do Sisu, criada pelo MEC, começam no dia 7 de janeiro. Podem concorrer a essas vagas aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2011. O IFPB ainda vai divulgar o edital com todos os detalhes sobre a sua seleção, mas os interessados já podem consultar as vagas no site do Sisu: www.sisu.mec.gov.br

Em João Pessoa, são ofertadas vagas no Bacharelado em Administração; Engenharia Elétrica; Tecnologia em Construção de Edifícios; Redes de Computadores; Sistemas para Internet; cada qual com 40 vagas; em Sistemas de Telecomunicações, com 35 vagas; em Tecnologia em Automação Industrial, Design de Interiores; Gestão Ambiental; Negócios Imobiliários e Licenciatura em Química, com 30 vagas cada; Geoprocessamento, com 25 vagas.

Em Sousa, são ofertados os cursos de Tecnologia em Alimentos; Licenciatura em Química; Tecnologia em Agroecologia e Bacharelado em Medicina Veterinária, cada um com 30 vagas. Em Cajazeiras, há 40 vagas em Licenciatura em Matemática; 20 vagas em Tecnologia em Automação Industrial e 20 em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Em Campina Grande, os cursos são Tecnologia em Construção de Edifícios; Licenciatura em Matemática e Telemática, cada um ofertando 40 vagas. Em Monteiro, há 40 vagas em Tecnologia em Construção de Edifícios e outras 40 no curso pioneiro de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Em Cabedelo, são vagas no curso de Design Gráfico; em Patos, em Tecnologia em Segurança no Trabalho; em Picuí, em Agroecologia; em Princesa Isabel, em Gestão Ambiental, sendo em cada campus 40 vagas. Em Guarabira, recém-criado, o curso pioneiro no ensino superior é o de Tecnologia em Gestão Comercial, com 30 vagas.

Todas essas vagas são na totalidade, mas a instituição adota cotas. Em cada turma, 5% das vagas são reservadas a pessoas com deficiência. No campus Sousa, há reserva de 10% das vagas para os assentados da reforma agrária, nos cursos de Tecnologia em Agroecologia e de Medicina Veterinária.

Para os candidatos nascidos no Estado da Paraíba, ou que tenham iniciado residência no Estado antes de 2 de julho de 2011, são disponibilizadas pelo menos 60% das vagas de cada curso de todos os campi, exceto os de João Pessoa. Para os candidatos que tenham iniciado sua residência no Ceará, Pernambuco ou Rio Grande do Norte antes de 2 de julho de 2011, e que não são paraibanos, estão disponibilizadas pelo menos 20% das vagas de cada curso ofertado, exceto os de João Pessoa e Campina Grande.

A inscrição na primeira chamada do Sisu encerra-se em 12 de janeiro. O resultado é divulgado em 15 de janeiro. A matrícula deve ser realizada de 19 até 20 de janeiro. Uma segunda chamada é feita no dia 26 de janeiro e as matrículas devem ser feitas pelos candidatos na instituição de 30 a 31 de janeiro. Uma lista de espera será feita com os nomes daqueles que declarem interesse no período de 26 de janeiro a 1º de fevereiro. Com base nessa lista, há um novo resultado de classificados no dia 4 de fevereiro.

 

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Imagem: Luzivan Silva - programador visual do IFPB