Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB oferta 242 bolsas para pesquisadores
05/04/2011 às 08h47

IFPB oferta 242 bolsas para pesquisadores

As bolsas são destinadas a docentes, discentes e técnico-administrativos. As inscrições ficam abertas no período de 04 de abril até 09 de maio.

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) publicou nesta segunda-feira (4), três editais de bolsa de pesquisa. Foram lançados os editais 02/2011 03/2011 e 04/2011.

As inscrições ficam abertas no período de 04 de abril até 09 de maio. O período de vigência de todas as bolsas é de agosto deste ano a julho de 2012, totalizando 12 meses.

O edital 02/2011 é destinado a servidores pesquisadores, docentes e técnico-administrativos, que possuam titulação de lato ou stricto sensu. Estão sendo ofertadas 46 bolsas, distribuídas nos nove campi, no valor de R$ 500,00.

O edital 03/2011 é referente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e tecnológica (PIBICT) destinado aos estudantes dos cursos técnicos e superiores nas seguintes modalidades: tecnólogos, bacharelados e licenciaturas.

Estão sendo ofertadas 71 bolsas para os cursos técnicos no valor de R$ 180,00 e 87 para os cursos superiores no valor de R$ 250,00, totalizando 158 bolsas de pesquisa, distribuídas entre os nove campi do IFPB. Nesta modalidade o orientador deve possuir titulação lato ou stricto sensu.

O Edital 04/2011 faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq), e é destinado aos alunos dos cursos superiores da área técnica de todos os campi do IFPB. O valor da bolsa é de R$ 360,00. Os candidatos poderão inscrever projetos oriundos dos cursos de graduação da área técnica. Estão sendo ofertadas 38 vagas.

Segundo a pró-reitora de pesquisa, inovação e pós-graduação Nelma Mirian Chagas de Araújo este quantitativo pode aumentar, dependendo da disponibilidade de recursos do CNPq. Nesta modalidade o orientador tem que possuir o título de doutor (exigência do CNPq).

“Além dessas bolsas, a Instituição dispõe de 100 bolsas PIBIC-EM (CNPq), destinada aos discentes dos cursos técnicos, e está solicitando também ao CNPq bolsas PIBIC, para os cursos superiores. O edital PIBIC-EM será lançado posteriormente”, informa a pró-reitora Nelma Mirian Chagas de Araújo.

As bolsas Pesquisador e PIBICT são custeadas pela própria Instituição, através dos campi.

* Iris Souto maior – jornalista do IFPB