Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB participa de evento sobre mobilidade internacional entre instituições de ensino
18/11/2011 às 16h55

O encontro será realizado entre os dias 21 a 25 de novembro em Portugal

O FEUP Mobility Network será realizado entre os dias 21 e 25 de novembro

O Instituto Federal de Educação da Paraíba é uma das instituições de ensino no Brasil que participará do Evento FEUP Mobility Network 2011, um encontro sobre mobilidade internacional entre instituições de ensino. O evento será realizado na Universidade do Porto, em Portugal, entre os dias 21 a 25 de novembro.

Na ocasião, o professor e coordenador da Unidade Acadêmica de Indústria, Jefferson Costa e Silva, representará o IFPB e levará o Convênio de Cooperação Internacional que está para ser assinado por ambas instituições, durante o evento.

O evento, promovido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), visa reunir as instituições de ensino, através da criação de uma rede de contatos, com o objetivo de fechar intercâmbios entre estudantes e professores na área de engenharia e também outras áreas.

“O convênio com o IFPB e Universidade do Porto já foi analisado pelo setor jurídico de ambas as instituições e está em fase final de conclusão, faltando apenas as assinaturas dos respectivos Reitores”, afirmou o professor Jefferson. Após o fechamento do convênio, os estudantes e professores interessados poderão se inscrever para o intercâmbio em Portugal através do Programa Ciência sem Fronteiras.

Portugal já possui uma tradição em questões de mobilidade com outros países europeus e também da América-Latina. “Queremos fazer parte desse programa. Ele é importante tecnicamente e culturalmente. Será enriquecedor para o currículo dos nossos alunos e professores, além de possibilitar o contato com outra cultura”, explicou Jefferson.

Durante os cinco dias do encontro, Jefferson terá a oportunidade de apresentar às demais instituições e comunidade interna participantes do evento, os cursos oferecidos pelo IFPB, com o objetivo de atrair estudantes de outros países. Os alunos da Universidade do Porto também terão oportunidade de mobilidade, através de programas e acordos de cooperação.

Participam do evento representantes dos EUA, Espanha, Polônia, Islândia, Estônia e outros, totalizando 10 países.

*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB