Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB participa de evento sobre Software Livre
20/07/2011 às 20h17

IFPB participa de evento sobre Software Livre

O encontro teve início nesta quarta-feira, dia 20 e se estenderá até o sábado.

IFPB participa de evento sobre Software Livre

Estudantes e profissionais de TI reunidos no Ensol

Estudantes e servidores do IFPB estão participando da 5ª edição do Encontro de Software Livre na PB (Ensol) que iniciou nesta quarta-feira, dia 20, no auditório da Estação Ciência.

O evento discute Segurança, Desenvolvimento, Inclusão digital e social, Governo eletônico, Filosofia do software livre, Cultura livre e Direitos autorias e outros. O organizador do evento, Rodrigo Vieira, explicou: “Este ano valorizamos as pratas da casa, tendo como convidados especiais palestrantes de todo o Brasil e América Latina, mas dando ênfase aos palestrantes do Nordeste brasileiro, grande exportador de talentos para o mundo. E terá como lema também o 'Melhor da Gente', com shows culturais diários no anfiteatro da Estação.”

Deivi Kuhn - EnsolA tarde de abertura foi marcada pela apresentação do diretor de projetos do Serpro, Deivi Kuhn, tratando sobre a implantação de software livre no Governo Federal. Na oportunidade Kuhn destacou aspectos como a economia, a flexibilidade e o não aprisionamento ao se utilizar um software livre. “No entanto, se faz necessário repensar melhor a estrutura de TI do Estado para que possa ocorrer um processo de mudança estratégica bem feita e bem planejada”, afirmou.

A mesa solene foi presidida pelo prefeito da capital Luciano Agra ao lado do Presidente do Serpro, Marcos Mazoni, da Secretária de Planejamento da PMJP, Estelizabel Bezerra, da Coordenadora do programa 4CMBR do Ministério do Planejamento, do Diretor de TI da usina de Itaipu, Marcos Siríaco, do Diretor de TI da Caixa, Carlos Alberto Serra Jr e do organizador do evento, Rodrigo Vieira.Evento software livre

O reitor do IFPB, Prof. João Batista de Oliveira Silva também prestigiou e se fez presente na abertura do evento. O Instituto utiliza software livre para gerenciar conteúdos no Portal, dentre outras tarefas. O analista de TI do IFPB, Júlio Zinga, ressalta a importância da participação dos alunos e do apoio dado pelo IFPB: "É um estímulo acadêmico aos estudantes, aproximando-os de figuras de peso nacional, aumentando o network e a vivência", afirmou. Mais de 50 alunos e servidores do IFPB, da reitoria, campus João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras participam assistindo as palestras.

Na ocasião, Rodrigo Vieira lembrou a economia de mais de 600 milhões de reais feita pelo governo federal com a utilização de Software Livre. Para o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, é necessário que haja políticas eficazes para a utilização do Mesa abertura - EnsolSoftware Livre, valorizando o importante papel dos profissionais de TI na gestão pública. “Caminhamos para a construção de um quadro permanente de profissionais de TI na prefeitura através de futura contratação via concurso público”, revelou.

Em seguida, encerrando o ciclo de palestras do dia, o professor, consultor e profissional de TI Marcelo Branco, falou sobre Software Livre e Redes Sociais: da comunicação de massa a comunicação em rede. Branco abordou, sobretudo, a nova lógica da comunicação diante das redes sociais e a inversão de papéis proporcionada pelas mesmas. “Os meios de comunicação de massa costumavam hierarquizar os conteúdos, hoje com a Marcelo Branco - Ensolchegada da nova geração da internet, a informação cai nas redes sociais e a população as re-hierarquiza”, enfatiza. O consultor alertou ainda para a necessidade da comunicação horizontal por parte do governo e da importância de se estabelecer uma estratégia através das redes sociais, transmitindo credibilidade à informação que é repassada.

O Ensol é organizado pelo Grupo de Usuários GNU/Linux da Paraíba, G/LUG-PB e o Projeto Software Livre / Paraíba, PSL-PB, com apoio da Prefeitura de João Pessoa, IFPB, Serpro, Caixa Econômica e outros órgãos, se estendendo até o sábado (24) com palestras e workshops. Os participantes podem levar equipamentos de informática usados ou com defeito para participar de sorteio de brindes.

*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB