Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB participa de Mostra Científica na Funesc com 22 escolas públicas
30/11/2011 às 16h20

IFPB participa de Mostra Científica na Funesc com 22 escolas públicas

Ano Internacional da Química é o foco da Mociec

IFPB participa de Mostra Científica na Funesc com 22 escolas públicas

Espaço Cultural

A Fundação Espaço Cultural (Funesc) realiza, nos dias 1 e 2 de dezembro, a 12ª Mostra Científica da Estação Ciência (Mociec), com enfoque voltado para o Ano Internacional da Química. O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) participará da mostra com a presença de estudantes de Licenciatura em Química e do Ensino Médio Integrado ao Técnico. A Mociec faz parte do programa de incentivo à realização de feiras de ciências nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio situadas no Estado da Paraíba.

Este ano, foram inscritos trabalhos em diferentes áreas de conhecimentos (ciências da saúde, exatas e humanas). Cada equipe é formada por quatro alunos e pelo menos um professor coordenador. Nesta edição, há 22 escolas inscritas, num total de 245 alunos e 28 professores que estarão expondo seus trabalhos. A abertura será na quinta-feira, às 9h, no Teatro de Arena da Funesc, em João Pessoa, e o evento se estenderá até às 16h30 da sexta-feira. A mostra é aberta à visitação pública e tem entrada gratuita.

Os trabalhos apresentados por alunos do Campus João Pessoa do IFPB envolvem a energia pelo metano, na área de Química. O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Nepa) também vai estar presente, apresentando um trabalho com modelagens na Astronomia e sobre as Estações do Ano.

A programação da Mociec também contará com a presença de uma equipe do Centro Universitário João Pessoa (Unipê) que vai expor um projeto de apoio à inclusão digital junto às crianças e jovens carentes. Por esse programa, alunos do curso de Ciências da Computação reaproveitam peças de computadores que seriam descartadas na montagem de equipamentos para estudantes que não têm condições de comprá-los.

A Mostra premiará todos os alunos com medalha de participação. Os trabalhos serão avaliados por uma equipe mista formada por monitores da Estação Ciência e professores previamente convidados. Os selecionados como destaque receberão medalhas e troféus para as respectivas escolas. Serão adotados os seguintes critérios de avaliação: capacidade criativa e minúcia, pensamento científico e habilidade, clareza e síntese.

As unidades escolares também podem agendar as visitas ao evento com antecedência por e-mail (cienciapb@bol.com.br) ou pelos telefones 3211-6294 e 3211-6268. Durante os dois dias da Mociec, as unidades escolares também poderão inscrever grupos de teatro, dança, oficinas de artes para realização de eventos paralelos.

Ascom do IFPB, também com dados do portal da Secom-PB