Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB participa do 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação
18/11/2013 às 16h46

IFPB participa do 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação

Evento internacional teve apresentação de trabalhos e palestras em Recife

Estudantes, docentes e técnicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) participaram do 5º Simpósio de Hipertexto e Tecnologias Educacionais e do 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, realizados simultaneamente, em Recife, de 13 a 15 de novembro. O tema central desta edição foi a “Aprendizagem móvel dentro e fora da escola” e pesquisadores de 24 Estados estiveram presentes, apresentando mais de 435 trabalhos acadêmicos. Cerca de 600 pessoas estiveram envolvidas com as palestras, sessões de comunicação oral e pôster digital.

O professor Lafayette Batista Melo fez parte da Comissão científica e também apresentou o trabalho “Avaliando gêneros digitais e contexto interacional em atividades pedagógicas para aprendizagem móvel no facebook”, centrado em pesquisas com turmas do ensino superior. Outra pesquisa também envolveu estudantes do ensino médio integrado ao técnico como a realizada por Angela Samways, Silvio Bernardino e Filipe Marques junto a colegas da UFPE, Turla Alquete e Silvio Barreto Campello, sobre “Aprendizagem mediada por artefatos digitais móveis”.

A prática do Ensino Médio Integrado ao Técnico no IFPB também envolveu o trabalho de Sérgio Araújo de Mendonça Filho sobre Práticas de Letramento Digital no Skoob, enfocando o estudo de literatura. O relacionamento dos estudantes com as mídias sociais do IFPB fez parte do trabalho de Ana Carolina de Araújo Abiahy com o tema “Instituições Federais de Ensino na Rede Virtual: um Passo para a Comunicação Pública”.

Já a professora Christinne Costa Eloy (IFPB) discutiu ao lado do docente Henrique Elias Cabral França (UEPB) sobre “Plágio: Estamos Orientando Direito Nossos Estudantes?”. O IFPB também esteve representado através do trabalho “Aprendendo Teoria X-Barra Comum Objeto de Aprendizagem” de Thiago Gouveia da Silva, produzido ao lado de Eva Vilma Aires Cabral Gondim e Márcio Martins Leitão, ambos da UFPB.

Os trabalhos ainda farão parte dos Anais do evento e quem quiser saber um pouco mais pode ler os resumos em http://www.simposiohipertexto.com.br/trabalhos/ O evento teve ainda conferencistas de renome internacional, premiação para estudantes de iniciação científica, oficinas e mesas redondas. A organização é do Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional, Grupo Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional e dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Ciências da Computação, todos da Universidade Federal de Pernambuco.

Ascom do IFPB