Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB participará de ação nacional de política antidrogas
15/02/2011 às 12h11

IFPB participará de ação nacional de política antidrogas

Em solenidade com a presidenta Dilma Roussef, o reitor João Batista e a professora Vânia Medeiros participarão do lançamento dos Centros Regionais de Referência de Formação Permanente de Profissionais na área de Drogas

IFPB participará de ação nacional de política antidrogas

Atuação no IFPB começou com o Projeto Rede Viva

Centros Regionais de Referência de Formação Permanente de Profissionais na área de Drogas serão implantados oficialmente no país em seminário a ser aberto pela presidenta Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (17). O reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Batista de Oliveira Silva, e a professora Vânia Medeiros, que coordenará o Centro Regional de Referência do IFPB, são convidados do evento que acontece no Palácio do Planalto. A implantação inicia com a solenidade e um seminário das 9h às 18h.

Os Centros são iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), ligada ao gabinete institucional da Presidência da República. O evento conta com a participação dos Ministérios da Justiça, Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A secretária da Senad, Paulina do Carmo Arruda Duarte, fará a palestra de abertura do evento, às 10h30, enfocando o tema: “Centros Regionais de Referência: o papel das instituições de ensino superior na formação permanente de profissionais da rede de atenção integral aos usuários de crack e outras drogas”.

O objetivo dos Centros, que foram aprovados em chamada pública no final do ano passado, é promover a formação permanente de profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social de usuários de drogas e seus familiares, atendendo uma das ações previstas no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. O edital contemplou 49 projetos de universidades brasileiras, fundações e institutos, distribuídos em 19 estados, com abrangência de 642 municípios.

Um dos projetos aprovados na Paraíba será executado pela Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec). No projeto do IFPB para o Centro de Referência de Formação Permanente dos Profissionais da Rede Paraibana de Atenção aos Usuários de Drogas, está a programação de quatro cursos a partir de abril: Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas; Curso de Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e outras Drogas; Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas e Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas.

Os cursos são direcionados aos médicos dos Programas Saúde da Família e Núcleos de Assistência à Saúde da Família; servidores de hospitais gerais, psicólogos, profissionais da rede SUS, agentes de saúde e redutores de danos. Esses cursos serão totalmente gratuitos e ministrados com aulas uma vez por mês. A equipe será constituída por profissionais com experiência na área e professores de São Paulo, Brasília, Rio Grande do Norte e Paraíba. Em breve, será lançado o site com o endereço para as inscrições.

Com colaboração do jornalista Crisvalter Medeiros (IFPB)