Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB pode aderir ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)
06/12/2011 às 05h25

IFPB pode aderir ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)

Com a adesão, estudantes de países em desenvolvimento poderão cursar a graduação no Instituto

IFPB pode aderir ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)

Programa de Estudantes - Convênio de Graduação

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba foi selecionado pela Secretaria de Educação Superior do MEC (SESu) para aderir ao Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G), uma parceria entre os ministérios das Relações Exteriores e da Educação.

O objetivo do Programa é a formação de recursos humanos, possibilitando a cidadãos de países com os quais o Brasil mantém acordos educacionais ou culturais realizarem estudos universitários no Brasil, em nível de graduação, nas instituições de ensino superior brasileiras.

Há aproximadamente um ano a Assessora Internacional enviou à SESu a documentação exigida para a adesão do IFPB ao Programa de Graduação (PEC-G), porém, somente agora, com o Índice Geral de Cursos (IGC) na marca dos 4 pontos e com conceitos favoráveis nas Avaliações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a SESu deferiu a adesão do IFPB ao programa.

Os conceitos favoráveis entre 4 e 5 foram alcançados em dois cursos de bacharelado (Administração e Química – João Pessoa) e seis cursos tecnológicos (Agroecologia – Sousa, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Automação Industrial – Cajazeiras, Automação Industrial, Redes de Computadores – João Pessoa e Telemática – Campina Grande).

Para formalizar a adesão, o Reitor do IFPB irá enviar à SESu um Termo assinado se comprometendo a assumir as normas que regem o Programa. Com a participação no programa, estudantes com ensino médio completo de países estrangeiros em desenvolvimento poderão cursar o ensino superior no Instituto. No entanto, ao terminar os estudos, o aluno deverá regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.

Na região Nordeste, 16 Instituições de Ensino superior já aderiram ao programa, sendo 12 Universidades Federais, 02 Estaduais, 01 particular e 01 Instituto Federal. Na Paraíba, participam a UFPB e a UFCG.

Confira mais detalhes sobre o PEC-G nos sites:
Portal do MEC
Portal do Ministério das Relações Exteriores