Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB realiza audiência pública em Guarabira
17/06/2011 às 10h11

IFPB realiza audiência pública em Guarabira

Na reunião, a comunidade foi convidada a participar da escolha dos cursos que serão ofertados no Campus Avançado o IFPB em Guarabira.

IFPB realiza audiência pública em Guarabira

Abertura do evento

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) realizou nessa quinta-feira, dia 16, na Câmara Municipal de Guarabira, a audiência pública para a escolha de cursos que irão ser implantados no Campus Avançado do Instituto em Guarabira.

O IFPB, através do pró-reitor de ensino Paulo de tarso Costa Henriques e do assessor especial da reitoria Jimmy Almeida fez uma apresentação sobre a instituição, mostrando a história do IFPB, os campi que já estão instalados na Paraíba, os cursos que o Instituto oferta e o estudo sócio-econômico da região de Guarabira que irá junto com a comunidade nortear a escolha dos cursos que vão ser ofertados pelo Campus avançado do IFPB em Guarabira.

Após a apresentação, foi dada oportunidade aos presentes de falar sobre os cursos poderião ser ofertados pela instituição. Vários cursos foram cogitados a exemplo do curso de produção de cerâmica vermelha proposto pelo ex-vereador Lucas Porpino, segundo ele “há uma demanda muito grande por este profissional especializado já que no nordeste o curso só e ofertado no IFRN”, afirma.

Ainda durante a reunião, os participantes receberam um questionário contendo sugestões de cursos que poderão ser ofertados pelo IFPB e deixou espaços para que as pessoas pudessem expor suas sugestões. O material será utilizado como objeto de estudo e será levado em consideração na hora de escolher os cursos.

Está previsto para iniciar no segundo semestre, o Curso Técnico Subsequente em Informática. No início de 2012, outras três turmas devem ser formadas, duas de nível médio e uma de ensino superior. Os cursos que vão ser ofertados inialmente devem ser anunciados, em breve, pelo reitor do IFPB João Batista de Oliveira Silva.

Neste primeiro momento, deverão ser ofertados cursos nas áreas de serviço e comércio e licenciatura. O professor Jimmy Almeida explica que “embora tenha sugestões em outras áreas, elas não são inviáveis de acontecer, desde que seja disponibilizado mediante pesquisa para se verificar a sua viabilidade”.

Para o autor do requerimento que solicitou a instalação do IFPB na região  o vereador José Candido de Farias, “o IFPB vem suprir uma carência de mão de obra qualificada que vai atuar na nossa região tornando mais produtivos a indústria e o comércio”, afirma.

Já o deputado estadual Raniery Paulino ressaltou a importância empreendimento no cenário regional “Guarabira é a locomotiva dessa região, é a maior cidade fora do eixo da BR 230. E interiorizar  é  isso, é trazer investimentos para fora desse eixo" disse.

A comitiva do IFPB foi composta pelo pró-reitor de Ensino Paulo de tarso Costa Henriques, que presidiu a reunião, o assessor especial da reitoria Jimmy Almeida; o diretor de educação profissional José Lins, a diretora de articulação pedagógica Maria José Aires e a coordenadora da Compec Márcia Oliveira.

Texto – Iris Souto Maior – jornalista do IFPB

Foto – Petrônio Lins – técnico em audiovisual