Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB realiza Audiência Pública para a implantação do IFPB em Itabaiana
27/10/2011 às 07h16

IFPB realiza Audiência Pública para a implantação do IFPB em Itabaiana

A população foi ouvida em relação aos cursos que serão ofertados na cidade.

IFPB realiza Audiência Pública para a implantação do IFPB em Itabaiana

Composição da mesa técnica do IFPB

Em cumprimento ao protocolo de abertura dos novos campi, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba realizou na tarde dessa quarta-feira, dia 26, na Câmara Municipal de Itabaiana a Audiência Pública para a implantação do Campus Avançado do IFPB em Itabaiana.

O Campus Avançado de Itabaiana é parte da expansão III do IFPB, que está proporcionando a implantação de seis novos campi na Paraíba.

No evento, o Reitor João Batista de Oliveira Silva apresentou a Instituição aos presentes através exibição dos vídeos institucionais, enfatizando o crescimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

Para garantir o êxito dos cursos ofertados nas cidades onde IFPB inicia suas atividades, a Assessoria Especial da Reitoria realiza um cuidadoso estudo para saber quais os cursos que melhor se adéquam as vocações produtivas da cidade e Região Geoadministrativa num raio de 50 quilômetros. Além disso, é feita uma pesquisa sobre os cursos que são ofertados por outras instituições a exemplo da UEPB, UFPB e UFCG para evitar que algum curso seja replicado. A pesquisa ouviu ainda os alunos do Ensino Médio sobre os cursos que gostariam que fossem ofertados na cidade.

Audiência Pública em Itabaiana IDe acordo com o assessor especial da Reitoria Jimmy Lellis, os cursos que, segundo o estudo, oferecem o melhor potencial para o início das atividades do IFPB na cidade são: o Curso Técnico Integrado em Manutenção Automotiva, o Curso Técnico Subsequente em Eletrônica e o Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial.

Segundo Jimmy, “a iminência da instalação de uma fábrica da Fiat na cidade Pernambucana de Goiana, localizada a aproximadamente 60 quilômetros da cidade, vai demandar pelo menos 5 mil trabalhadores, o que favorece a oferta de cursos dentro do que foi apontado pelo estudo”, afirma.

O Reitor João Batista destacou o papel do IFPB na promoção de educação de qualidade em todos os níveis de escolarização, não só no Ensino Técnico e Superior, mas também na modalidade educação de jovens e adultos.

Para o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Interiorização Antônio Carlos Varela ,“o IFPB chega a Itabaiana para dar início a perspectiva de empregabilidade na cidade”, destaca.

Parafraseando o senador Cristovam Buarque, a prefeita de Itabaiana Eurídice Moreira, a Dona Dida, afirmou que “os Institutos Federais formam pessoas para atuar imediatamente no mercado de trabalho”.

O evento contou com a presença do Pró-Reitor de Ensino, Paulo de Tarso Costa Henriques, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Interiorização Antônio Carlos Varela, O diretor Geral do Campus Campina Grande Cícero Nicácio.

Texto – Iris Souto Maior – Jornalista do IFPB

Foto – Petrônio Lins – Técnico e Audiovisual