Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB realiza aula inaugural do Mestrado em Engenharia Elétrica
14/08/2012 às 11h54

IFPB realiza aula inaugural do Mestrado em Engenharia Elétrica

A solenidade acontece nesta quarta-feira, dia 15, às 19h, no auditório I do Campus João Pessoa.

IFPB realiza aula inaugural do Mestrado em Engenharia Elétrica

O mestrado na área de engenharia elétrica é o primeiro do IFPB

O IFPB iniciou neste mês a sua primeira turma da Pós-Graudação Strictu Sensu (mestrado) em Engenharia Elétrica. A aula inaugural será realizada nesta quarta-feira, dia 15, às 19h, no auditório José Marques, no campus João Pessoa.

A aula será ministrada pelo docente da UFCG, Professor Dr. Antônio Marcus Nogueira Lima, Coordenador de Área das Engenharias IV da Capes e pelo Professor Dr. da UFRN, Adaildo Gomes d’Assunção, que também é colaborador do IFPB.

“Este é um momento importante para a instituição, pois marca oficialmente o início do nosso primeiro curso de mestrado”, enfatiza o coordenador Professor Jefferson Costa e Silva.

A turma é composta por 15 discentes, dentre ex-alunos do IFPB e de outras universidades. As aulas são ministradas nos turnos da manhã e tarde e a duração é em média 2 anos. O corpo docente é composto por 11 professores, todos com título de doutor.

A solenidade contará com a presença do Reitor do IFPB, Professor João Batista de Oliveira Silva, dos Diretores dos Campi, dos Pró-Reitores do Instituto e dos Diretores do Campus João Pessoa.

Curriculo dos Palestrantes:

Prof. Dr. Antônio Marcus Nogueira Lima é Doutor em Engenharia Elétrica pelo Institut National Polytechnique de Toulouse - INPT, França, 1989. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e Coordenador de Área das Engenharias IV da CAPES no Triênio 2011/2013. Recentemente recebeu a “Comenda da Ordem do Mérito Científico” do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Prof. Dr. Adaildo Gomes D’Assunção é Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica do IFPB. Recentemente recebeu a medalha “Prof. Atílio José Giarola” do mérito científico.

Mestrado - O objetivo do curso é formar pesquisadores, para os setores privado e público, docentes e outros profissionais de alto nível nas áreas de atuação da Engenharia Elétrica, especialmente para o desenvolvimento de atividades ligadas à pesquisa, ao desenvolvimento científico e tecnológico, e à docência, além de contribuir para a evolução humana na ciência, tecnologia e cultura, especialmente nas questões de interesse nacional.

Dentre as disciplinas ministradas estão: Eletromagnetismo Avançado, Análise de Sinais e Sistemas Lineares, Comunicações Ópticas, Comunicações Móveis, Processamento Digital de Sinais e outras.

Para mais informações sobre o mestrado acesse a página do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica.

*Patrícia Nogueira - Jornalista Reitoria / Ascom