Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB realiza I Ciclo de debates interétnicos
Ações do documento
09/05/2011 às 05h44

IFPB realiza I Ciclo de debates interétnicos

— registrado em:

O encontro acontece nesta sexta-feira (13), no Auditório José Marques, iniciando às 9h, no período da manhã e às 14h no período da tarde.

IFPB realiza I Ciclo de debates interétnicos

Diversidade indígena da Paraíba é tema do evento

O Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), através da Coordenação de Pesquisa e Extensão, Diretoria de Ensino e Núcleo de Estudos Interétnicos promove na próxima sexta-feira, dia 13, o I Ciclo de Debates Interétnicos.

O encontro acontece no Auditório José Marques, iniciando às 9h, no período da manhã e às 14h no período da tarde.

O evento tem como foco temático a diversidade indígena na Paraíba e visa proporcionar aos presentes a oportunidade de ouvir das lideranças indígenas, o que elas têm a dizer sobre o processo de lutas e as conquistas alcançadas na educação, saúde e territorialidade.

Segundo a coordenadora de pesquisa e extensão Tania Maria Andrade “pela primeira vez nossa instituição traz um evento onde os indígenas paraibanos serão os palestrantes e discorrerão, certamente com muita propriedade, sobre as temáticas em foco”, ressalta.

Durante o evento, serão abordados os seguintes temas “Etnohistória Potiguara” exposto pelo Cacique Geral Caboquinho, professor Antônio Pessoa Gomes; “Etnohistória Tabajara” pelo Cacique Ednaldo dos Santos Silva e falando sobre o processo de organização do povo Tabajara o presidente do Conselho de Liderança do Povo Tabajara e as lutas e conquistas na saúde e na educação serão abordadas pelos professores Potiguaras Manoel Eufrázio Rodrigues e Pedro Eduardo Pereira.

"Esse é o primeiro de uma série de debates que vai dar ênfase as relações interétnicas reunindo lideranças representantes de grupos temáticos voltadas para as questões de africanidades, indígenas, ciganos e demais grupos étnicos da Paraíba", ressalta a professora Tania.

 

Iris Souto Maior – jornalista do IFPB

 

Clique aqui e confira a programação