Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB realiza primeiro processo seletivo para Cursos Técnicos em Guarabira
04/09/2011 às 19h18

IFPB realiza primeiro processo seletivo para Cursos Técnicos em Guarabira

A prova foi realizada na manhã deste domingo (4). Confira o gabarito preliminar.

IFPB realiza primeiro processo seletivo para Cursos Técnicos em Guarabira

PSCT Guarabira

Pela primeira vez, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) realizou um Processo Seletivo para os Cursos Técnicos (PSCT) para o Campus avançado de Guarabira. Neste semestre, o concurso foi para o Curso Técnico Subsequente em Informática. A prova foi realizada neste domingo, dia 4. Consulte aqui o gabarito preliminar.

O Curso de Informática, ofertado pela Instituição, é pioneiro na cidade e pretende atender a demanda de toda região polarizada por Guarabira.

Ao todo, 554 alunos formalizaram a inscrição no PSCT 2011.2. Destes, 481 compareceram  no horário marcado para fazer as provas. Os portões foram fechados pontualmente às 8h.

O IFPB ofertou 60 vagas, sendo 30 no turno da tarde e 30 no período da noite. De acordo com a Compec, a concorrência foi maior para os que optaram pelo horário noturno, foram 11,93 candidatos por vaga enquanto para o período da tarde a concorrência foi de 6,53 candidatos por vaga.

Para muitos jovens da região a chegada do IFPB representa a oportunidade de poder se qualificar e ter mais chances no exigente mercado de trabalho.

“Antes do IFPB chegar na cidade, a pessoa tinha que se deslocar para João Pessoa todos os dias e arcar com as despesas com transporte, em média R$ 250,00, isso sem falar nos gastos com mensalidade e alimentação”, disse o estudante Gabriel Eugênio Paiva de Oliveira.

Para o candidato Kleyton Galdryze “ter um curso técnico no curriculum vai facilitar muito na hora de conseguir um emprego”, afirma o jovem.

Já a estudante Jennifer Alves, aluna do terceiro ano do Ensino Médio, afirma que sempre gostou de informática e que pretende se especializar nessa área através do Curso Técnico.

O entusiasmo dos alunos em poder se qualificar profissionalmente, sem sair da cidade é compartilhada, também, pelos gestores das Escolas. O diretor e professor do Centro Educacional Osmar de Aquino Gerson Batista de Morais disse que a partir de agora vai focalizar o ensino na perspectiva de preparar os estudantes da escola para o IFPB. “A partir de agora vamos trabalhar, no sentido de preparar o nosso alunado para o PSCT, para isso, vamos nos basear nas provas utilizadas nos processos anteriores”, afirma.

A presidente da Compec Márcia Oliveira Alves, considerou que o processo seletivo aconteceu dentro da normalidade.

A data para o início das aulas, ainda não está definida. Segundo o pró-Reitor de ensino Paulo de Tarso Costa Henriques, a data para o início das aulas no Campus Guarabira deve ser anunciada, ainda este mês, provavelmente depois do dia 15. O pró-Reitor disse, ainda, que a Instituição já nomeou três assistentes em administração e um professor de Português, um de Inglês e um de Informática, outros professores devem ser contratados em breve. A Prefeitura Municipal de Guarabira vai ceder servidores técnico-administrativos que vão prestar serviços temporariamente ao IFPB.

Processo Seletivo Cursos Técnicos 2012

A partir dessa segunda-feira, dia 5, começam as inscrições para o processo seletivo 2012. Nesta edição, o IFPB inclui pela primeira vez, o Campus Guarabira no PSCT da Instituição, com a oferta 30 vagas para o Curso Técnico Integrado em Contabilidade, no turno da manhã. Para a presidente da Compec, Márcia de Oliveira Alves, a expectativa é que o número de inscritos seja superior ao da prova realizada nesse domingo.

Estão aptos a concorrer a uma das vagas o candidato que concluiu ou está concluindo o 9 º ano (antiga 8ª série).

Para maiores informações acesse o edital para o processo seletivo 2012.

Confira as fotos do PSCT 2011.2 Campus Guarabira

Momento da entrada nas salas
Prova
Candidatos assinam termo de inviolabilidade