Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB realiza reunião com prefeitos da expansão III
Ações do documento
31/08/2011 às 07h16

IFPB realiza reunião com prefeitos da expansão III

— registrado em:

Durante encontro foram esclarecidas dúvidas e definida uma agenda de trabalho.

IFPB realiza reunião com prefeitos da expansão III

Reunião com prefeitos da Expansão III

A estratégia de implantação dos novos campi do Instituto Federal da Paraíba nos municípios de Guarabira, Catolé do Rocha, Esperança, Itabaiana, Itaporanga e Santa Rita, contemplados no Plano de Expansão III, teve início, nesta terça-feira(30), com uma reunião envolvendo a reitoria e os gestores municipais.

O evento ocorrido na Sala de Reuniões do Gabinete da Reitoria, a partir das 15h, foi provocado pelo reitor João Batista de Oliveira Silva e reuniu ao todo quase 20 gestores, envolvendo além dos prefeitos, secretários de educação e assessores do IFPB. Muita ansiedade move os municípios e seus representantes. Leia matéria da repórter Daniela Mota, clicando aqui.

O professor João Batista e equipe vem nos últimos tempos, administrando uma agenda de preparação do ambiente geopolítico para a chegada das novas unidades. A partir de agora a demanda é mais prática e sob competência. Qualquer atraso no cronograma de trabalho representa prejuízo para a comunidade que há muito tempo anseia pelo início de cursos superiores vocacionados em suas regiões.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Interiorização Antônio Carlos Gomes Varela informou que a reunião foi imprescindível para dirimir as dúvidas dos prefeitos em relação ao início dos trabalhos de implantação dos novos campi nos municípios selecionados.

Já o reitor João Batista classificou o encontro como um marco divisor de águas entre a ansiedade e a realização de uma sonho. “A partir de agora espera-se a contrapartida dos municípios para que as unidades entrem em funcionamento o mais rápido possível”, disse o reitor ao explicar aos gestores municipais que as responsabilidades são claras e passam por um série de exigências prevista na política de expansão da rede federal estabelecida pelo Governo Federal.

“Juntos podemos minimizar as dificuldades e ter de imediato o funcionamento das unidades”. Esta foi a palavra de ordem do reitor João Batista ao apresentar a intenção da reitoria do IFPB e distribuir documentos como ofício circular da Setec/MEC esclarecendo tudo sobre a execução de obras e serviços de engenharia.

No pacote de orientação constaram também cópia do plano de expansão III, critérios de implantação o termo de adesão e responsabilidades dos dois lados com relação aos quesitos que garantem a qualidade essenciais à vitalidade de uma instituição de ensino desde os seus primeiros momentos com educação, saúde, meio ambiente, habitação, saneamento urbano, administração e obras.

O IFPB colocou toda a inteligência da instituição à disposição dos prefeitos e os secretários de educação para ajudá-los no encaminhamento da instalação dos campi e início das aulas nas situações emergenciais. Para tanto, serão apresentados inúmeros programas, projetos e assessorias que as equipes dos prefeitos poderão acessar quando precisarem de "socorro" para alimentarem o processo.

“Para isso definimos uma agenda de visitas aos municípios: Esperança(02/09); Itabaiana(05/09); Catolé(12/09) e Itaporanga(13/09)”, finalizou o reitor João Batista ao lembrar que estes encontros e visitas vão ocorrer também nos outros municípios contemplados na expansão III assim que for possível conciliar a agenda dos dois lados.


* Por Filipe Donner e Daniela Mota - Jornalistas