Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB recebe educadores peruanos
12/12/2011 às 13h41

IFPB recebe educadores peruanos

IFPB recebe educadores peruanos

Comitiva peruana

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) recebeu na manhã dessa segunda-feira (12) uma comitiva composta por dirigentes de Instituições de Ensino Fundamental, Médio e Superior do Peru. A visita tem como objetivo conhecer as metodologias de gestão educativa e estratégias pedagógicas bem sucedidas nos programas / projetos do Governo Federal e Estadual.

O grupo foi recepcionado no Anfiteatro do Campus João Pessoa por representantes do IFPB e do Governo do Estado da Paraíba.

Dando encaminhamento as atividades previstas para a delegação peruana, a secretária executiva da Secretaria Estadual da Educação a professora Márcia Figueiredo Lucena de Lira apresentou um panorama da situação da Paraíba em termos de Educação. Em sua explanação, ela ressaltou as dificuldades enfrentadas pelo Estado no âmbito da educação e o esforço do governo estadual para melhorar a situação. Segundo ela, ofertar cursos de boa qualidade significa dar oportunidade aos jovens e com isso, promover inclusão social. “Precisamos de uma escola que faça sentido para os jovens, para garantir que eles permaneçam na sala de aula durante o período necessário para que se desenvolvam intelectualmente”, afirma.

AVisita da delegação peruana expansão III do IFPB, que se encontra em andamento, também foi apresentada pelo pró-reitor de ensino Paulo de Tarso Costa Henriques, mostrando os 10 campi que já estão em funcionamento e os novos que ainda estão por se estabelecer.

A representante do Ministério da Educação do Peru professora Marina Peña acredita que a visita ao Brasil vai fortalecer mutuamente os dois países. “Nós estamos fazendo um grande esforço para oferecer às crianças a melhor educação, essa é uma preocupação do governo peruano, sabemos que é um trabalho muito delicado e que precisamos seguir apostando em educação”, afirma.

Apresentação musical

O encontro foi aberto com uma apresentação da Camerata do IFPB composta por alunos dos Cursos Técnicos de Música nas modalidades Integrado ao ensino médio e Subsequente e por alunos de Extensão, sob a regência da maestrina e professora do IFPB Marina Tavares Zenaide Marinho. O grupo existe desde 2009 e tem 25 componentes. No repertório,  música barroca, música do período Clássico, música natalina e música nordestina. Dentre as músicas apresentadas, a professora Marina Marinho destacou a apresentação de "Adágio de Albinoni" com a violonista Laysa Rodrigues e a seleção de xotes com o acordeonista Lucas Tadeu. Outra apresentação de destaque, segundo a professora, foi a interpretação da música “Granada”, em espanhol, pelo senhor José Pessoa Cabral, servidor aposentado do IFPB, conhecido pelos alunos como “Amigão”.

A agenda de atividades da delegação peruana prevê para essa tarde a partir das 14 horas a visita técnica às instalações do IFPB. O grupo visita ainda essa semana, os Campi Campina Grande e Cabedelo e conhece um pouco da história e da cultura paraibana visitando pontos como a Estação Ciência, o forte de Santa Catarina em Cabedelo, o por do sol na praia do Jacaré e o centro histórico de João Pessoa.

Professora Marina Marinho
Seu Cabral Amigão em apresentação