Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB recebe recursos para reestruturação dos Campi
25/09/2012 às 09h11

IFPB recebe recursos para reestruturação dos Campi

A iniciativa visa proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores

A pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Interiorização autorizou movimentação de crédito para os campi Cabedelo, Patos, Monteiro, Princesa Isabel e Sousa, na ordem de R$ 10 milhões. Segundo o pró-reitor Antônio Carlos Gomes Varela a iniciativa visa proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores e de ensino-aprendizagem aos professores e alunos.

Varela informou que os recursos disponibilizados para os campi são oriundos da participação do IFPB no Edital nº01/2012-SETEC-MEC-REESTRUTURAÇÃO. “Este programa foi desenvolvido pelo Ministério da Educação com o objetivo de atender as demandas de consolidação dos Campi, principalmente as pendências pertinentes ao Plano de Expansão II”, afirmou o pró-reitor.

No Campus Cabedelo, por exemplo, os recursos serão aplicados na construção de uma Biblioteca e um Bloco Administrativo onde serão instaladas as diretorias e as coordenações administrativas e acadêmicas.

Com a descentralização dos recursos, Varela acrescenta que o Campus Monteiro construirá um Bloco de Salas de Aulas com passarela e um prédio para o funcionamento da Caixa Escolar. Em Patos também será construído um bloco administrativo com a mesma finalidade. Já em Princesa Isabel será construída uma Biblioteca e em Sousa os recursos serão utilizados na aquisição de equipamentos para o Hospital Veterinário, que será inaugurado até o final deste ano.

“O Campus Campina Grande também recebeu recursos da ordem de R$ 2.765.000,00 (Dois Milhões, Setecentos e Sessenta e Cinco Mil Reais), provenientes da Ação 20RG-Expansão e Reestruturação, para a construção de mais um Bloco Acadêmico, que abrigará salas de aulas e ambiente para professores, além de coordenações de cursos e áreas”, complementa o pró-reitor Varela.

Com estes investimentos somam-se aos aplicados em 2011, no âmbito do IFPB, cerca de R$ 21, 6 milhões, totalizando nestes dois anos, gastos de aproximadamente R$ 35 milhões. De acordo com o Ministério da Educação esses investimentos, no âmbito do IFPB, representam um avanço relevante na política de Interiorização da educação profissional e tecnológica na Paraíba.

“De um modo geral encontramos hoje um grande canteiro de obras incluindo todos os Campi do Instituto”, argumenta o pró-reitor Varela, citando como exemplo as obras de construções em andamento de uma Biblioteca nos Campi de Monteiro, Patos e Picuí; Bloco de Informática no Campus Monteiro; Um Hospital Veterinário no Campus Sousa; O Bloco do CST em Design de Interiores no Campus João Pessoa; A reforma e ampliação do Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação em João Pessoa; “Em Cajazeiras estamos concluindo um Bloco de Salas de Aulas e o restaurante Estudantil. Em Campina Grande concluímos o Bloco Administrativo, o Campo de Futebol e iniciamos a construção do Ginásio de Esportes. Em Princesa Isabel e Cabedelo estamos concluindo a primeira fase da construção dos Campi que serão entregues a comunidade até o mês de março de 2013”, concluiu Varela.

A previsão é de que até o final de 2013, quando todas as obras serão concluídas, teremos os Campi novos já com praticamente todos os equipamentos necessários para o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Ficam pendentes apenas para cada Campus da Expansão II (Cabedelo, Picuí, Patos, Monteiro e Princesa Isabel) os equipamentos esportivos (Ginásio de Esportes e Campo de Futebol) e um Auditório para a realização de eventos.

Finalizando o pró-reitor destacou o envolvimento da Pró-Reitoria no processo de Interiorização e no atendimento as demandas dos Campi da Pré-Expansão, que também precisam de investimentos para recuperação e ampliação da infra-estrutura, visando o atendimento da grande demanda decorrente da Expansão da Educação Profissional e a instalação de novas salas de aulas e laboratórios.

*Filipe Donner – Coordenador de Comunicação do IFPB