Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB sedia lançamento do livro "História da Paraíba e sua Capital"
Ações do documento
01/03/2011 às 10h21

IFPB sedia lançamento do livro "História da Paraíba e sua Capital"

— registrado em:

A solenidade de lançamento do livro reuniu comunidade acadêmica, historiadores e escritores paraibanos.

IFPB sedia lançamento do livro "História da Paraíba e sua Capital"

Professor José Octávio de Arruda autografando o livro

A solenidade de lançamento do livro “História da Paraíba e sua Capital” reuniu nesta terça-feira (1), às 9h30, comunidade acadêmica e historiadores paraibanos na Biblioteca Nilo Peçanha, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

A obra é de autoria dos historiadores José Octávio de Arruda Mello, Arion Farias e Humberto Mello e organizado pelo economista Heitor Cabral. Junto com o livro, vem encartado um CD com programas radiofônicos de José Octávio de Arruda Mello, organizado pelo coordenador de Comunicação Social do IFPB, Filipe Donner. Os programas fazem parte do projeto Caravana da Educação, do Núcleo de Rádio do IFPB, e versaram sobre a História da Paraíba.

O evento integra a comemoração do centenário da instituição e foi presidido pelo reitor do IFPB, professor João Batista de Oliveira Silva que parabenizou a todos que participaram da edição do livro, o qual ele classificou como de leitura fácil e ao mesmo tempo indutiva, o que leva o leitor a querer conhecer mais sobre a história.

Num clima de muita descontração, o historiador José Octávio de Arruda Mello falou que o conteúdo do livro foi resultado das perguntas dos ouvintes do programa radiofônico editado no estúdio de rádio do IFPB. Durante as gravações dos programas editados aos sábados, a produção recebia inúmeras cartas, bilhetes e telefonemas contendo perguntas sobre a Paraíba e sua capital.  Logo Filipe Donner e Heitor Cabral convieram que as indagações do público poderiam compor o conteúdo do livro.

O organizador do livro Heitor Cabral ressaltou a importância da leitura nos dias atuais para podermos compreender as mudanças do século XXI. Ele lembrou ainda que o brasileiro não tem o hábito da leitura e este costume precisa ser estimulado com acontece na Europa onde a média de leitura e de 40 livros por ano, os nossos vizinhos argentinos lêem em média 18 livros por ano enquanto nós brasileiros lemos em média dois livros por ano.

Finalizando o evento o coordenador de comunicação social do IFPB Filipe Donner convidou os presentes a ouvir os programas radiofônicos que deram origem ao livro. Ele lembrou ainda que o Núcleo de Rádio do IFPB pretende democratizar o conhecimento através de sua programação educativa.

 

Iris Souto Maior – jornalista do IFPB

Petrônio Lins – Fotografia

 

IFPB sedia lançamento de livro do livro História da Paraíba e sua Capital Lançamento do livro 4
lançamento do livro "História da Paraíba e sua capital"
 lançamento do livro "História da Paraíba e sua capital" 5  lançamento do livro "História da Paraíba e sua capital"6  lançamento do livro "História da Paraíba e sua capital" 7
 lançamento do livro "História da Paraíba e sua capital" 8  lançamento do livro "História da Paraíba e sua capital" 9  lançamento do livro "História da Paraíba e sua capital" 10