Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Seleção aberta para atuar em curso de Construção Civil
22/10/2013 às 18h37

Seleção aberta para atuar em curso de Construção Civil

Inscrições terminam nesta sexta-feira (1). Edital é para pessoal externo e interno. Há vagas para professores, elaboradores de conteúdo, designer, revisor, apoio administrativo e monitores

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) deu os primeiros passos em um projeto que tem como meta a qualificação profissional de mulheres para a construção civil. A iniciativa é em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e pretende ter 320 alunas inicialmente, prioritariamente entre grupos de baixa renda. A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) é a responsável pela execução do projeto.

Para atuar nesse projeto, o IFPB lançou edital de composição da equipe. Há três vagas para elaborador de material didático distribuídas nos cursos de Pintora de Obras, Aplicadora de Revestimento Cerâmico e Auxiliar de Gerenciamento de Obras. Uma vaga para Design Gráfico e Diagramação e outra para Revisão de Texto. O valor de remuneração é de R$ 3.300 mensais.

Há ainda quatro vagas para apoio administrativo com remuneração de R$ 800 mensais. A seleção também envolve os professores de nove disciplinas: Legislação Trabalhista; Direitos da Mulher; Relações Interpessoais; Ética profissional; Leitura e produção de relatórios; Matemática aplicada à gerência de obras; Empreendedorismo; Higiene e Segurança no Trabalho; Meio Ambiente e sustentabilidade. O pagamento é por hora-aula no valor de R$50.

É preciso observar no edital o perfil exigido para cada atividade e os critérios de seleção e pontuação. O tempo de serviço varia e a atividade não gera vínculo empregatício com o IFPB. Clique aqui para ter acesso ao Edital 328/2013.

As inscrições estão abertas até 1º de novembro no Protocolo dos campi João Pessoa, Cabedelo, Monteiro e Cajazeiras. É preciso anexar a documentação comprobatória porque a análise é curricular. Os anexos a serem preenchidos também devem ser bem analisados para evitar desclassificação.

O IFPB fará também uma seleção para alunos monitores que vão atuar também no suporte a esses cursos. Cada curso terá 220 horas. O período previsto é de seis meses. Os estudantes vão receber uma bolsa no valor de R$ 500,00 e R$ 100,00 para auxiliar no deslocamento e alimentação.  Podem se inscrever discentes do terceiro e quarto anos do Curso Técnico Integrado de Edificações; e/ou último ano do Curso Técnico Subsequente de Edficações e/ou último ano do Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios, regularmente matriculado no IFPB, dos Campi João Pessoa, Cajazeiras e Monteiro. Confira aqui o Edital 81/2013 retificado.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Edelcides Gondim, alguns cursos devem ser ministrados em uma unidade móvel do IFPB, totalmente equipada para essa finalidade. A professora frisa que o curso dá continuidade a experiência do IFPB nas políticas de inserção feminina, através do Programa Mulheres Mil. Espera-se que a seleção seja feita ainda nesse ano. A intenção também é de elevação da escolaridade com encaminhamento a outros cursos no futuro.

Após o curso, as alunas serão encaminhadas ao mercado em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintricon), tendo acompanhamento por cerca de seis meses. A escolha pela área é devido ao crescimento do mercado e a busca de mulheres por entrar nesse ramo antes somente masculino.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB com alteração feita em 31/10