Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB será parceiro em novo programa do governo federal
18/04/2012 às 10h27

IFPB será parceiro em novo programa do governo federal

Técnicas do Ministério da Educação discutem com representantes do IFPB implantação do Programa Bolsa-Formação para beneficiados do Seguro-Desemprego.

IFPB será parceiro em novo programa do governo federal

Técnicas do MEC em reunião na Pró-Reitoria de Extensão

O governo federal vai por em prática aqui no estado uma iniciativa que deve ser estendida para todo o país: a Bolsa-Formação para quem solicita o seguro-desemprego. Um dos parceiros dessa modalidade será o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Para viabilizar o lançamento desse trabalho piloto, duas técnicas do Ministério da Educação estão desde ontem na capital.

Nilva Schroeder - MECNilva Schroeder, da Coordenação de Desenvolvimento e Monitoramento de Programas de Educação Profissional e Tecnológica e Janei Resende, Gestora do SISTEC- Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica- se reuniram nesta terça-feira (17) com a coordenadora do Pronatec no IFPB, professora Marileuza Fernandes e a Pró-reitora de Extensão Maria Edelcides.  A ideia é aproveitar a estrutura que o Instituto Federal já disponibiliza para os cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no estado.

Recentemente o governo publicou um decreto no Diário Oficial da União que condiciona o recebimento do seguro-desemprego à matrícula em um curso de qualificação profissional nos casos em que o benefício é solicitado pela terceira vez em um prazo de 10 anos. O decreto está para ser regulamentado e prevê que o trabalhador será encaminhado pelo SINE a um curso de formação profissional compatível com o seu perfil.

Segundo Nilva Schroeder, o IFPB, através do Pronatec, tem as condições necessárias para atender a demanda dos trabalhadores. “O Instituto Federal da Paraíba é um parceiro fundamental já que disponibiliza o conjunto dos 10 campi espalhados pelo estado”.

As técnicas do Mec também se reuniram na capital  com representantes dos Ministérios do Trabalho e Desenvolvimento Social e nesta quarta-feira manterão encontro com gestores da Secretaria de Educação do estado. Uma experiência piloto do Bolsa-Formação para os Janei Resende - MECbeneficiários do seguro-desemprego será inicialmente realizada em João Pessoa.

Janei Resende, Gestora do SISTEC, ressaltou que esta é uma oportunidade importante para dialogar com todos os envolvidos nesse processo. Os institutos federais e as escolas vinculadas à rede federal, assim como o Senai e o Senac também ofertarão cursos técnicos de forma inicial e continuada.

Para a coordenadora do Pronatec no IFPB, Marileuza Fernandes, o momento é de unir forças. “Com o Bolsa-Formação estaremos incluindo mais gente na educação profissional e tecnológica aqui na Paraíba. Todos sairemos ganhando” concluiu.

A Pró-reitora de Extensão Maria Edelcides. disse que está sendo articulado um encontro regional nos dias 3 e 4 de maio em João Pessoa. “A ideia é reunir os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande numa grande discussão para fortalecer ainda mais o Pronatec” garantiu.

*Heranir Fernandes - Jornalista