Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB tem 123 alunos classificados para Olimpíada de Matemática
14/09/2012 às 16h24

IFPB tem 123 alunos classificados para Olimpíada de Matemática

A segunda fase da Obmep será realizada nesse sábado em todo o país

IFPB tem 123 alunos classificados para Olimpíada de Matemática

Material de divulgação da Obmep 2012

A segunda fase da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) reúne 830.000 alunos do Ensino Médio e do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, nesse sábado, 15 de setembro, a partir das 14h30. A Obmep gera expectativa de medalhas nos estudantes em todo o país, estimulando o estudo da matemática e abrindo possibilidade de bolsas de pesquisa sobre a matéria. No Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), foram classificados para essa segunda fase 123 estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico.

É tradição na instituição, desde os tempos do Cefet, a conquista de medalhas pelos estudantes ou de menção honrosa. Eles já são vitoriosos de terem sido classificados a partir da primeira fase, onde é feita uma prova na própria instituição. Afinal, em todo o país, foram inscritos mais de 19,1 milhões de alunos de 46.728 escolas para chegar ao número de 830.000 nessa segunda fase. Os professores também são premiados.

A Obmep é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sendo realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Os medalhistas classificados podem participar de programa de iniciação científica júnior com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2012, serão 4,5 mil bolsas.

No Campus do IFPB Campina Grande, foram classificados para essa segunda fase, 28 alunos. Todos farão prova no campus da Universidade Federal de Campina Grande. No IFPB João Pessoa, há 20 estudantes selecionados que devem fazer a prova no campus da Universidade Federal da Paraíba. Em Cajazeiras, há 18 alunos classificados que farão a prova na Escola Estadual D. Moisés Coelho, no Centro.

No IFPB de Sousa, foram selecionados 17 alunos que devem comparecer a Escola Estadual Mestre Julio Sarmento, no bairro Gato Preto. No Campus IFPB Patos, são 11 alunos classificados que fazem a prova na Escola Estadual Mons. Manoel Vieira, no Centro da cidade. No Campus Picuí do IFPB, também há 11 estudantes classificados que devem comparecer a Escola Estadual Professor Lordão, no Centro.

Em Princesa Isabel, há sete alunos selecionados na segunda fase que fazem a prova na Escola Estadual Alcides Carneiro, no Centro. No Campus Cabedelo, há seis estudantes classificados que devem fazer a prova na Escola Municipal Rosa Figueiredo de Lima, Centro. Em Monteiro, são cinco estudantes selecionados para a Obmep, que devem fazer a prova na Escola Estadual José Leite de Sousa, no Novo Horizonte.

Todos os estudantes devem levar o documento original de identidade (carteira de identidade ou certidão de nascimento ou carteira escolar) e o cartão informativo da OBMEP (enviado a todas as escolas via postal). É recomendável que o aluno compareça com, pelo menos, 30 minutos de antecedência. Toda orientação sobre a sala e os endereços para a prova e também material didático disponível para estudo estão no site da Obmep: www.obmep.org.br

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB