Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB tem bom desempenho no Enem 2010
12/09/2011 às 10h39

IFPB tem bom desempenho no Enem 2010

Campus João Pessoa está entre as cem melhores instituições de ensino do grupo 3 em todo Brasil

IFPB tem bom desempenho no Enem 2010

Enem 2010

Em 2010 os campi João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Cajazeiras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) novamente obtiveram destaque no exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2010) ficando entre as melhores médias nas respectivas cidades onde estão instalados. As novas unidades da Instituição ainda não participaram da avaliação.

Dentre os campi participantes, o Campus João Pessoa aparece entre as cem melhores instituições de ensino, do grupo 3. Num universo de 8.361, a unidade ocupou a 89ª posição no país todo e a 1ª posição na Paraíba, com a média de 631,12.

O bom desempenho dos estudantes é resultado de um corpo docente qualificado, infraestrutura adequada, com salas de aulas amplas e climatizadas, vasto acervo bibliográfico, organização didático-pedagógica baseada nas habilidades e competências, relação entre teoria e prática, laboratórios equipados, são algumas das características da instituição que atrai mais jovens a cada ano.

O IFPB utiliza 100% das notas do ENEM como forma de ingresso para os cursos superiores da instituição, outro importante fator que contribui para o bom resultado dos alunos, pois assim os mesmos se dedicam mais ao exame.

Professor JoabsonPara o diretor do Geral do Campus João Pessoa, Joabson Nogueira,  o resultado do Enem serve como norteador na elaboração do processo pedagógico das instituições. “O Enem não avalia o acúmulo de conhecimento e sim a capacidade de resolver problemas, tomando como base os referenciais curriculares do ensino médio. Então é preciso transformar e carregar esse modelo para dentro do nosso currículo,” ressalta.

Nesta edição, o Ministério da Educação mudou o critério de divulgação das notas por escola. Quatro categorias foram criadas de acordo com a porcentagem de participação. Alunos de 26.099 escolas fizeram a prova em 2010. O grupo 1 reúne as escolas cuja adesão foi de: 75% a 100%, o grupo 2:de 50% a 74,9%, o grupo 3: de 25% a 49,9% e o grupo 4: 2% a 24,9%.

Além do Campus João Pessoa os campi Campina Grande e Cajazeiras pertencem ao grupo três e obtiveram as médias de 593,65 e 609 respectivamente. Já o Campus Sousa, pertence ao grupo 2, obteve a média 528,26.

Ascom do IFPB