Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB traz inovação tecnológica e sustentabilidade à SBPC
24/07/2013 às 10h02

IFPB traz inovação tecnológica e sustentabilidade à SBPC

Evento acontece durante toda a semana em Recife-PE

Estudantes e professores do IFPB estão participando, durante toda a semana (21 a 26 de julho), da 65ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, na Universidade Federal de Pernambuco.

O objetivo do evento é a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e a realização de um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia. Vários campi do IFPB estão com representantes na reunião apresentando seus projetos, dentre eles, Cajazeiras e Picuí. Conheça abaixo um pouco mais dos projetos apresentados pelo IFPB na SBPC.

SBCP trabalhosMedidor da Trajetória Solar - Obter a trajetória solar de uma determinada região com o intuito de orientar os projetistas de circuitos que utilizam placas solares para o máximo aproveitamento da irradiação. Esta é a proposta do projeto Medidor de Trajetória Solar orientado pelo professor do IFPB - Campus Cajazeiras, José Alves do Nascimento.

O projeto desenvolvido com os alunos do curso integrado em Eletromecânica, Samuel de Oliveira, Lucas Bezerra e Henrique Alencar é uma inovação que busca otimizar o número de placas solares de instalações de fotovoltagem. De acordo com Nascimento após o mapeamento, o próximo passo da pesquisa será ainda mais inovador. “A próxima etapa será desenvolver placas inteligentes que acompanhem a incidência solar seguindo a trajetória previamente medida”, explica Nascimento.

Robótica a serviço da sustentabilidade - Nesta perspectiva os três projetos finalistas da feira de ciências do IFPB – Campus Picuí foram selecionados para representar o campus na 65º Reunião Anual da SBPC. Conheça um pouco de cada um deles:

Controle de mecanismos por voz via Bluetooth – Coordenado pelo professor Bruno Vitorino e SBCP 2desenvolvido pelos alunos do curso integrado de Manutenção e Suporte em Informática, Neto Borges e Leandro de Oliveira o projeto criou um braço robô movido por comandos elétricos que são enviados via celular por meio da tecnologia bluetooth. De acordo com Borges o braço robô foi construído com material reciclado e mostra que é possível “a aplicação de materiais simples em projetos de robótica”. Como resultado do projeto os estudantes foram contemplados com bolsas de iniciação científica do CNPq.

SBCP 3Gambiarra – Idealizado e desenvolvido pelo aluno do curso integrado em Informática Básica, Erick Wellington da Silva, o projeto consiste na criação de um robô feito totalmente com material reciclado que tem a capacidade de coletar resíduos sólidos em qualquer superfície plana e direcioná-los a lixeiras acopladas à superfície. Movido por um controle de remoto de carrinhos que foi adaptado para funcionar conectado a um carregador de celular, o robozinho dispensa as baterias que posteriormente virariam lixo eletrônico. O protótipo foi desenvolvido com tampas de refrigerante, pedaços de plástico, EVA, borracha de câmara de ar, engrenagens de rádio e uma antena de celular que recebe o sinal do controle via radiofrequência.

Telefones VOIP – A partir da análise dos telefones VOIPs utilizados no Campus Picuí a aluna Iris Dantas, coordenada pelo professor Pablo Andrey, desenvolveu uma rede de telefonia VOIP que pode ser instalada em qualquer computador, que não precisa estar conectado à internet, apenas interligados à rede. Com o sistema é possível estabelecer comunicação entre setores de uma empresa sem custo e com áudio de qualidade.

Com o tema "Ciência para o Novo Brasil", a SBPC envolve conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Há também uma programação voltada para os estudantes do ensino básico, mostra de ciência e tecnologia e apresentações culturais. Mais de 260 atividades serão realizadas durante toda a programação.

Ascom do IFPB com informações da Ascom IFPE

Fotos: IFPE