Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFRN realiza visita técnica no IFPB para pesquisar sobre curso técnico
15/06/2012 às 18h10

IFRN realiza visita técnica no IFPB para pesquisar sobre curso técnico

Reitor Belchior Rocha e assessores pretendem implantar ensino subseqüente em Equipamentos Biomédicos

O reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Belchior de Oliveira Rocha, o assessor especial do IFRN, Francisco Mariz, e o de projetos de ensino, Franclin Róbias, realizaram uma visita técnica no IFPB nessa quinta-feira. O motivo da visita foi conhecer um o curso técnico subseqüente em Equipamentos Biomédicos do Campus João Pessoa já que pretendem implantar o mesmo no novo campus de Ceará-Mirim. A equipe foi recebida pelo reitor do IFPB, João Batista de Oliveira, pelo diretor-geral do Campus da Capital, Joabson Nogueira, e pelos professores do curso, Ademar Gonçalves Junior, Manuel Alves Filho e Helder Rolim Florentino (coordenador).

Belchior Rocha informou que o planejamento é para implantar o curso a partir do segundo semestre de 2013, já que o campus ainda está em construção, como parte da terceira fase de expansão empreendida pelo Governo Federal. Os professores do IFPB explanaram um pouco sobre a história do curso que surgiu desde a década de 90 com o nome de Manutenção em Equipamentos Médicos-Hospitalares. O curso tem duração de dois anos e preenche uma lacuna na região na formação de técnicos especializados para atuar no setor.

Manuel comentou que há dificuldade dos alunos acompanharem o curso pela base no ensino médio atualmente deixar a desejar, já que as disciplinas exigem muito da área de eletrônica, precisando de segurança em cálculo e física. Por outro lado, eles elogiaram o empenho daqueles que já se engajam no mercado de trabalho ainda durante o curso. O reitor Belchior fez diversas perguntas aos docentes sobre a ocupação no mercado de trabalho e o perfil das disciplinas.

O professor Ademar comentou que há convênios com o Hospital de Trauma e o Hospital Universitário, aproximando os estudantes da realidade do trabalho. Eles observaram que muitos vão atuar como representantes de marcas das empresas de equipamentos médicos. O curso está passando por reformulação curricular para atender ao Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos.

Segundo o coordenador do curso, é preciso uma mudança de mentalidade para que o trabalho dos técnicos em equipamentos biomédicos seja visto com a importância que merece para a segurança da saúde da população. “É preciso conscientizar os diretores de hospitais e clínicas da necessidade do trabalho de engenharia clínica dentro dos estabelecimentos com técnicos especializados. Muitos equipamentos às vezes deixam de funcionar por problemas simples que eles saberiam como solucionar”, destacou o professor Helder.

Ele comentou ainda que o corpo docente é muito voltado para a pesquisa e que por isso há muita reflexão em torno da continuidade desse curso em outro nível, como tecnólogo ou até pós-graduação. Na avaliação dos professores, não só a capacitação para trabalhar com equipamentos individualmente como também para a manutenção e controle de toda a estrutura médica-hospitalar é de suma importância para o desenvolvimento do curso.

A equipe do IFRN visitou os laboratórios de Instrumentação, de Manutenção e de Aferição e Calibração de Equipamentos Biomédicos, conhecendo quais os que podem ser adotados para o curso a ser instalado no campus que fica a cerca de 25 km de Natal. Outros laboratórios da área de Eletrônica, Mecânica e Telecomunicações que servem ao curso também foram visitados junto com novas alas do Campus que o reitor João Batista fez questão de mostrar.

laboratório biomédicolaboratório biomédico IFRNlaboratorio biomedico

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB