Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias II Feira de Ciências do campus Picuí começa nessa quinta-feira
23/11/2011 às 14h34

II Feira de Ciências do campus Picuí começa nessa quinta-feira

O evento é financiado com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia. O Campus do IFPB no Curimataú foi o único selecionado

II Feira de Ciências do campus Picuí começa nessa quinta-feira

Logomarca foi elaborada por aluno do Campus

A II Feira de Ciências do IFPB campus Picuí começa nessa quinta-feira, com atividades que pretendem envolver toda a comunidade acadêmica picuiense, através de apresentação de trabalhos oriundos de projetos de pesquisa e de extensão, mini-cursos, oficinas e palestras.  O evento está sendo organizado com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia, através da aprovação em um edital organizado pelo CNPq/MEC. O projeto de âmbito municipal foi submetido à seleção pública de propostas para realização de feiras de ciências e mostras científicas e apesar de ser um Campus recente, com dois anos de funcionamento, o de Picuí foi o único a ser aprovado.

A Feira é coordenada pela Diretora de Ensino do campus Picuí, professora Maria das Graças Negreiros de Medeiros, e tem como parceiro a Prefeitura Municipal de Picuí. No mesmo espaço da II Feira, ocorrerá também a I Mostra de Iniciação Científica. No evento, serão apresentados todos os trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT) dos Cursos Superiores e Técnicos e do Ensino Médio, bem como aqueles de bolsistas vinculados ao CNPq, no Ensino Médio (PIBIC-EM) e também os projetos desenvolvidos no Programa de Extensão da Instituição (Probext). Trabalhos de educadores da Rede Municipal de Ensino de Picuí serão também apresentados à comunidade.

Além dos trabalhos, o evento envolve minicursos, exibição de documentários, visitas técnicas, palestras, oficinas e apresentações culturais. O reitor João Batista de Oliveira está sendo esperado para a abertura oficial, nessa quinta-feira, às 8h, assim como a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Nelma Miriam Chagas. Até sábado, as atividades vão ser desenvolvidas, com intercâmbio na participação de estudantes e professores de outros campi. Os temas são tão variados quanto as pesquisas que são realizadas: astronomia, algodão colorido, contadores de histórias, software livre, mineração, inclusão, acessibilidade, desenvolvimento sustentável e muitos outros.

A expectativa é que as atividades desenvolvidas durante a II Feira de Ciências do IFPB campus Picuí contribuam para despertar vocações científicas e/ou tecnológicas, e para identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem essas carreiras.  O evento também deve constituir-se em um espaço de discussões e intercâmbios de conhecimento técnico-científico nas diversas áreas temáticas.

Para a coordenadora Maria das Graças, “o objetivo principal é consolidar esta Feira de Ciências no município de Picuí e região, ampliando o número de discentes envolvidos com a pesquisa e contribuir para elevação dos índices de escolaridade do nosso município.” Tanto a professora Graça quanto a diretora geral Verônica Lacerda ressaltam que a Feira deve trazer muitas contribuições não só para quem é estudante ou profissional da área educacional.

Clique aqui para conferir a programação completa

Kelly Samara (Picuí) e Ana Carolina Abiahy (Ascom)