Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Inaugurações e entrega de ônibus marcam aniversário do IFPB na Capital
22/09/2011 às 15h23

Inaugurações e entrega de ônibus marcam aniversário do IFPB na Capital

Os 102 anos de funcionamento em João Pessoa vão ser comemorados, nessa sexta, mostrando o investimento na educação voltada à ciência e tecnologia

Inaugurações e entrega de ônibus marcam aniversário do IFPB na Capital

Novos blocos serão inaugurados oficialmente

A educação profissional e tecnológica em nível federal está comemorando 102 anos de funcionamento nessa sexta-feira, 23 de setembro. A data marca o início das Escolas de Aprendizes Artífices e a Capital paraibana foi uma das contempladas no projeto idealizado por Nilo Peçanha em 1909. Para comemorar, a Reitoria do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e o Campus João Pessoa organizaram uma comemoração que se inicia às 8h, com um café da manhã, no Refeitório Estudantil.

No Campus João Pessoa, o diretor-geral Joabson Nogueira de Carvalho vai inaugurar dois novos blocos para a Unidade Acadêmica de Indústria e a Unidade Acadêmica de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Com a entrega dos novos blocos, mais de 1.500 alunos serão beneficiados.

As instalações acomodam a infra-estrutura dos cursos Superiores de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações, Tecnologia em Automação Industrial, Licenciatura em Química e dos cursos técnicos de Eletrotécnica, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos, Eletrotécnica e Eletrônica. Com os novos blocos, o Campus do bairro de Jaguaribe ganha uma área de quase dois mil metros quadrados de salas de aula, laboratórios, sala de professores, dentre outras. O valor total de investimento foi de R$ 887.759,33.

Bloco campus JP

O bloco da Unidade Acadêmica de Indústria já está em funcionamento com 19 salas de professores para atendimento de alunos, e laboratório de informática. Além disso, funcionam as coordenaçõesuma sala de monitores e uma de pesquisa, além do laboratório de medidas em telecomunicações  de curso de Engenharia Elétrica e dos cursos técnicos de Eletrotécnica, Eletrônica e Manutenção de Equipamentos Médicos Hospitalares juntamente com a chefia de unidade.

No bloco recém-construído, funcionará um mini-auditório com capacidade para 72 pessoas. Além de novos laboratórios de informática, de comunicação, de comunicação móvel e de cabeamento estrutural e comunicações digitais. “Esses novos ambientes são de suma importância dentro da perspectiva de implantação do programa de pós-graduação stricto sensu no IFPB”, destacou o coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, Alfredo Gomes Neto.

microonibus

O reitor João Batista de Oliveira Silva deve entregar as chaves de 10 microônibus que foram adquiridos recentemente para servir aos campi em funcionamento na Capital, em Sousa, Campina Grande, Cajazeiras, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Cabedelo e Patos, além da própria Reitoria. O investimento foi de R$ 2 milhões nos veículos. O professor João Batista destaca que estão sendo comprados novos equipamentos, mobiliários e utensílios para laboratórios, setores e salas de aulas em vários campi.

A Web Rádio Nova Educativa também vai fazer uma transmissão inaugural, de 8h às 12h, através do site www.novaeducativa.radio.br. De acordo com o coordenador do projeto, Filipe Donner, o programa será pilotado pelo radialista Germano Barbosa, com inserções dos Institutos do Maranhão e Pernambuco. “No dia 1º de outubro é que ocorrerá o funcionamento pleno on-line”, avisa o jornalista Filipe, coordenador da Comunicação Social do IFPB.

Ana Carolina Abiahy e Iris Souto Maior - Jornalistas do IFPB