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10/12/2012 às 12h18

Índice Geral de Cursos coloca o IFPB entre as quatro melhores instituições de ensino da Paraíba

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Instituto Federal da Paraíba obteve conceito 4.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba comemora mais uma importante conquista. De acordo com a avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes- ENADE e o Conceito Preliminar de Curso – CPC 2011, o IFPB ocupa uma posição de destaque nos indicadores de qualidade da educação superior. O Instituto Federal está entre as quatro instituições de ensino na Paraíba que obtiveram conceito 4 no Índice Geral de Cursos avaliados no triênio 2009 -2011.

De acordo com o ranking do MEC o IFPB ficou em 2º lugar no IGC no Nordeste. Dos 38 Institutos Federais e 2 Cefets  avaliados no país, o Instituto Federal da Paraíba  obteve a 11ª posição com média 4.

O IGC é resultado da média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da graduação nos últimos três anos e dos Conceitos da Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu da Instituição de Educação Superior. 

Todos os cursos avaliados do Instituto Federal da Paraíba em 2011 obtiveram CPC 4 ou 3. Para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso são levados em consideração os seguintes fatores: nota dos concluintes no Enade (NC), nota do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (NIDD), nota de infraestrutura (NF), nota referente à Organização Didático-Pedagógica (NO), nota de Professores Doutores (NPD), nota de Professores Mestres (NPM) e a nota de Professores com Regime de Dedicação Integral ou Parcial (NPR).

Com relação ao ENADE dos sete cursos avaliados do IFPB EM 2011, quatro obtiveram resultados bastante satisfatórios. A maior média do ENADE com conceito 5 foi do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas,do campus Cajazeiras, e do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, Campus João Pessoa. Já os Cursos Superiores de Tecnologia em Construção de Edifícios e de Engenharia Elétrica, ambos do Campus João Pessoa, tiveram nota 4.  A escala varia de 1 a 5.

Segundo o Pró-Reitor de Ensino, professor Paulo de Tarso Costa Henriques, os resultados do ENADE, CPC e IGC mostraram os pontos fortes e aqueles que necessitam ser melhorados em cada um dos cursos avaliados. “Vamos verificar que pontos da infraestrutura precisamos investir mais, complementar o quadro de professores e continuar ampliando sua qualificação. Além disso, vamos ver que estratégias do ponto de vista do ensino, pesquisa e extensão o IFPB precisa utilizar para aperfeiçoar estas atividades” disse.

Ascom do IFPB