Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Inscrição aberta para duas vagas de bolsista no Ciência sem Fronteiras
06/06/2012 às 17h01

Inscrição aberta para duas vagas de bolsista no Ciência sem Fronteiras

A oportunidade é para Graduação Sanduíche no Exterior e o interessado deve se inscrever até o dia 13 de junho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), através da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PRPIPG), abriu inscrições para duas vagas de bolsista no Programa Ciência sem Fronteiras. A oportunidade é para discentes de graduação do IFPB que podem concorrer a cota disponibilizada pelo CNPq na modalidade Graduação Sanduíche no Exterior- SWG. O edital com todos os detalhes sobre os procedimentos de inscrição está disponível nesse link da PRPIPG

As áreas prioritárias do programa envolvem cursos de Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos.

É preciso ter concluído entre 30% e 60% da carga horária total do curso em 2012; possuir Coeficiente de Rendimento Acadêmico igual ou superior a 7,0; estar com o currículo lattes atualizado, entre outras exigências. Também é imprescindível ter proficiência no idioma corrente da instituição de ensino. A lista das instituições estrangeiras que possuem convênio com o programa brasileiro está no site www.cienciasemfronteiras.cnpq.br

As mensalidades da bolsa são no valor de 870,00 dólares e serão pagas trimestralmente, mediante depósito em conta bancária no exterior, a qual deverá ser aberta pelo bolsista após sua chegada ao país de destino. As bolsas terão duração de seis meses, podendo chegar a 12 meses, quando o plano de atividades incluir estágio de pesquisa ou inovação/tecnologia em indústria, centro de pesquisa ou laboratório. Os demais itens serão pagos ao bolsista antes do embarque para o exterior, diretamente em sua conta bancária no Brasil.

Essa seleção será realizada por membros da PRPIPG, Coordenação do PIBIC, do Programa Ciência sem Fronteiras, e Coordenação da Assessoria Internacional do IFPB. O estudante do IFPB interessado deve efetuar a inscrição com a documentação completa até o dia 13 de junho. O resultado deve ser divulgado no dia 18 de junho.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB