Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Inscrição no Sisu para Ensino Superior é prorrogada até quinta-feira
17/01/2011 às 11h32

Inscrição no Sisu para Ensino Superior é prorrogada até quinta-feira

O IFPB oferta 930 vagas em 27 cursos em nove cidades através do Sistema de Seleção Unificada do MEC.

Inscrição no Sisu para Ensino Superior é prorrogada até quinta-feira

A inscrição só pode ser feita no site do Sisu

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 23h59 (horário de Brasília) dessa quinta-feira, 20 de janeiro, as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para as mais de 83 mil vagas em cursos superiores. A decisão atende uma determinação judicial que tinha em vista facilitar a inscrição dos atingidos pelas enchentes no Sudeste. Assim, os interessados em se inscrever para uma das 930 vagas nos 27 cursos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) têm um prazo maior para fazê-lo.

A divulgação da lista de classificados será no dia 24 de janeiro e a matrícula  nos dias úteis de 27 a 31 de janeiro.  O Sisu agora também adotou o procedimento de contagem de tempo para a inscrição, tendo em vista o alto número de acessos que chegou a congestionar a página. O candidato tem 20 minutos para efetuar a inscrição e se ficar 10 minutos sem movimentar a página é desconectado. O site é http://sisu.mec.gov.br. O Sistema fica disponível para inscrição das 6h às 23h59, horário de Brasília. O candidato pode escolher dois cursos, um deles como primeira opção. Uma segunda chamada está prevista para 4 de fevereiro e outra para 13 de fevereiro.

O IFPB elaborou um link para aqueles que desejam mais informações sobre os cursos oferecidos nos nove campi. É só acessar o banner que fica na página da instituição ou o endereço www.ifpb.edu.br/sisu. Qualquer candidato que não zerou as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode concorrer às vagas ofertadas no IFPB. As vagas são para o período 2011.1. O IFPB tem cursos em João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Cabedelo, Monteiro, Patos, Picuí e Princesa Isabel. Esse ano, a instituição está ofertando o curso de Matemática nos campi de Monteiro e Campina Grande, que ganha também a opção de Construção de Edifícios.

A instituição reserva 5% das vagas para pessoas portadoras de necessidades especiais e esse ano ainda adotou um sistema de reservas para quem mora na Paraíba ou em Estados vizinhos. Com exceção do Campus João Pessoa, todos os campi decidiram reservar 60% de vagas nos cursos para candidatos nascidos na Paraíba ou que tenham iniciado a sua residência no Estado antes de 2 de julho de 2010. Há ainda cota de 20% das vagas para candidatos do Ceará, Pernambuco ou Rio Grande do Norte, que também não será utilizada para os cursos da Capital.

As ações foram pensadas tendo em vista a desistência de candidatos de Estados longínquos que estavam aprovados no sistema on-line, na versão anterior do Sisu. Também são adotadas reservas de 10% das vagas no Campus de Sousa para candidatos que moram em assentamentos de reforma agrária, nos cursos de Medicina Veterinária e Agroecologia.

Em João Pessoa, há os cursos de Administração, Construção de Edifícios, Química, Engenharia Elétrica, Redes de Computadores, Sistemas para Internet, Sistemas de Telecomunicações, Automação Industrial, Design de Interiores, Gestão Ambiental, Negócios Imobiliários, Geoprocessamento.

Em Sousa, os cursos são de Agroecologia, Alimentos, Química e Medicina Veterinária.  Em Cabedelo, o curso oferecido é Design Gráfico. Em Monteiro, é o de Construção de Edifícios. Em Patos, é o de Segurança no Trabalho. Em Picuí, há Agroecologia. Em Princesa Isabel, o de Gestão Ambiental.

Clique aqui para ver o edital do IFPB sobre a seleção 2011.1

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB