Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Inscrição para 930 vagas no Ensino Superior começa domingo
13/01/2011 às 14h55

Inscrição para 930 vagas no Ensino Superior começa domingo

O edital do IFPB vai ser publicado no DOU nessa sexta-feira e será disponibilizado nesse site com todos os detalhes para quem deseja ingressar em um dos 27 cursos ofertados. O interessado já pode consultar a página do Sistema de Seleção Unificada do MEC.

Inscrição para 930 vagas no Ensino Superior começa domingo

Candidato só pode se inscrever no site do Sisu

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) divulga, nessa sexta-feira, no Diário Oficial da União, o edital sobre o ingresso nos cursos superiores no primeiro semestre de 2011. A instituição aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC para preencher as vagas em nove campi. A inscrição para concorrer a uma das 930 vagas do IFPB começa nesse domingo, dia 16 de janeiro e vai até o dia 18 de janeiro. O site do Sisu para as inscrições é o http://sisu.mec.gov.br, onde já é possível consultar as vagas para cada curso. Fazem parte do Sistema, 83 instituições.

Conforme o edital que vai estar no site do IFPB, qualquer candidato que não zerou as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode concorrer às vagas ofertadas nos 27 cursos do IFPB. A instituição reserva 5% das vagas para pessoas portadoras de necessidades especiais e esse ano ainda adotou um sistema de reservas para quem mora na Paraíba ou em Estados vizinhos.

Conforme explica o pró-reitor de Ensino do IFPB, Paulo de Tarso Costa Henriques, com exceção do Campus João Pessoa, todos os campi decidiram reservar 60% de vagas nos cursos para candidatos nascidos na Paraíba ou que tenham iniciado a sua residência no Estado antes de 2 de julho de 2010. Há ainda cota de 20% das vagas para candidatos do Ceará, Pernambuco ou Rio Grande do Norte, que também não será utilizada para os cursos da Capital.

As ações foram pensadas tendo em vista a desistência de candidatos de Estados longínquos que estavam aprovados no sistema on-line, na versão anterior do Sisu. Também são adotadas reservas de 10% das vagas no Campus de Sousa para candidatos que moram em assentamentos de reforma agrária, nos cursos de Medicina Veterinária e Agroecologia.

O IFPB tem cursos em João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Cabedelo, Monteiro, Patos, Picuí e Princesa Isabel. Esse ano, a instituição está ofertando o curso de Matemática nos campi de Monteiro e Campina Grande, que ganha também a opção de Construção de Edifícios.

Em João Pessoa, há os cursos de Administração, Construção de Edifícios, Química, Engenharia Elétrica, Redes de Computadores, Sistemas para Internet, Sistemas de Telecomunicações, Automação Industrial, Design de Interiores, Gestão Ambiental, Negócios Imobiliários, Geoprocessamento. Há um novo curso, Hotelaria, mas que não será ofertado pelo Sisu, em 2011.1.

Em Sousa, os cursos são de Agroecologia, Alimentos, Química e Medicina Veterinária.  Em Cabedelo, o curso oferecido é Design Gráfico. Em Monteiro, é o de Construção de Edifícios. Em Patos, é o de Segurança no Trabalho. Em Picuí, há Agroecologia. Em Princesa Isabel, o de Gestão Ambiental.

O edital do IFPB discrimina os pontos de corte de notas do Enem. A divulgação dos resultados dessa primeira etapa de inscrições sai no dia 22 de janeiro. O candidato pode escolher dois cursos, um deles como primeira opção. O Sistema fica disponível para inscrição das 6h às 23h59, horário de Brasília. Uma segunda chamada está marcada para o dia 01 de fevereiro e a terceira para o dia 10 de fevereiro. As matrículas devem ser realizadas nos campi das instituições de 25 a 27 de janeiro, para os classificados na primeira chamada. De 03 a 04 de fevereiro, para a segunda chamada e no dias 11 e 14 de fevereiro para quem se classificar na terceira chamada.

Acesse o edital clicando aqui.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB