Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Inscrição para o Enem encerra sexta-feira
06/06/2011 às 07h33

Inscrição para o Enem encerra sexta-feira

Exame Nacional do Ensino Médio é a única forma de seleção para o ingresso no Ensino Superior do IFPB

Inscrição para o Enem encerra sexta-feira

Site mostra todos os passos para a inscrição

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 terminam nessa sexta-feira, dia 23. A prova do Enem é a única porta de entrada para o Ensino Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), em João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Picuí, Monteiro, Patos, Princesa Isabel e Cabedelo.

Os interessados em ingressar em um dos 27 cursos superiores do IFPB, distribuídos em nove campi, podem se inscrever para a prova do Enem através do site: www.enem.inep.gov.br. Ao todo, devem ser ofertadas 920 vagas pelo IFPB através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para quem obtiver notas pelo Enem. A seleção é para o primeiro semestre de 2012.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro e a partir do próximo ano a avaliação passa a ter duas edições. A primeira delas prevista para os dias 28 e 29 de abril de 2012.

Os estudantes matriculados e cursando o último ano do ensino médio em instituições públicas de ensino estão isentos da taxa de inscrição de R$ 35. Também pode pedir a isenção, o estudante integrante de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade financeira, conforme o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007. Quem tiver de pagar a taxa de inscrição tem que fazê-lo até o dia 13 de junho, no Banco do Brasil.

Ao fazer a inscrição no site do Enem, a senha escolhida para o candidato também será a mesma usada para se inscrever, futuramente no Sisu, plataforma de seleção das vagas do IFPB e de outras instituições públicas, além das bolsas em faculdades privadas no Programa Universidade para Todos (ProUni). É preciso ter CPF para poder se inscrever e quem ainda não tem pode solicitar em agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou nos Correios. A taxa é de R$ 5,70.

Sabatistas — Candidatos que professam religiões guardadoras dos sábados podem fazer as provas de 22 de outubro em horário diferente do estabelecido para os demais candidatos. O pedido deve ser feito no momento da inscrição — essa opção não pode ser indicada posteriormente.

Durante a inscrição, ao confirmar a necessidade de atendimento diferenciado ou especial, o candidato deve marcar a situação na qual se encaixa. Entre as opções está a dos que guardam os sábados. Esses estudantes começarão a responder o caderno de provas após o pôr do sol, mas têm de chegar aos locais de prova no mesmo horário dos demais inscritos — entre 12h e 13h. Eles ficarão em salas específicas, à espera do momento de iniciar o exame, e terão o mesmo tempo que os demais para fazer a prova — quatro horas e meia. As provas do sábado abordam as áreas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

Em 2009, o Enem registrou 17.067 observadores de sábado; em 2010 o número superou os 25 mil.

As inscrições, declarações de carência e opções dos observadores dos sábados devem ser feitas na página eletrônica do Enem

Ascom do IFPB – texto republicado com atualização das informações