Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Inscrições para o Ciência sem Fronteiras acabam sexta-feira (25)
22/01/2013 às 09h15

Inscrições para o Ciência sem Fronteiras acabam sexta-feira (25)

Coordenação pede que grupo de alunos reenvie documentação

Os alunos que enviaram sua documentação neste final de semana (sábado 19 e domingo 20) para o Edital interno do IFPB do Programa Ciência sem Fronteiras, não tiveram o processo efetivado. É que por causa de serviços de manutenção na rede elétrica da subestação do Campus João Pessoa, os e-mails não chegaram.

Por isso a Coordenação do Programa pede aos alunos que reenviem a documentação para o e-mail: cienciasemfronteiras@ifpb.edu.br.         Quanto aos alunos que enviaram o material na sexta-feira (18) e até as 18 horas de ontem (segunda-feira)  não receberam a confirmação de recebimento da documentação, também precisam fazer o reenvio.

As inscrições para o Programa Ciência sem Fronteiras do Ministério da Educação terminam na próxima sexta-feira (25). Os interessados podem se candidatar a novas chamadas de graduação-sanduíche em instituições na Suécia, Hungria, Noruega, Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Portugal e Reino Unido .

São 20 chamadas públicas em 14 países. Será aceita uma única inscrição por candidato e para uma única chamada. Segundo dados do MEC, mais de 40.000 são candidatas a participar da seleção do programa. Lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras já concedeu cerca de 18.000 bolsas. O site do Programa é essehttp://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao

Só serão aceitas as inscrições no site do programa dos estudantes previamente homologados pela instituição de ensino onde estudam. O edital interno do IFPB está disponível nesse link. A Coordenação Institucional do Programa no IFPB lembra só serão homologadas as inscrições dos alunos que tiverem coeficiente igual ou superior a 65 já que o Ciência sem Fronteiras exige excelência acadêmica.

Outro critério é a proficiência em língua estrangeira. A Assessoria Internacional do IFPB, professora Verônica Edmundson, informa que os alunos interessados em realizar o exame IELTS para estas chamadas devem entrar em contato com ela através do e-mail: cienciasemfronteiras@ifpb.edu.brpara ver a possibilidade de conseguir bolsa para a realização deste exame junto ao Conselho Britânico. "Também poderemos ver junto ao Conselho Britânico e a UEPB a possibilidade de aplicação dos exames a tempo para estas datas exigidas nestas chamadas", comentou a assessora do IFPB.

Para quem deseja concorrer a bolsas em Portugal, Verônica destaca que o IFPB tem convênios com a Universidade do Algarve, Universidade do Porto, Universidade do Minho, Universidade Tras os Montes e Alto D´Douro- UTAD e Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.

A carta de recomendação do professor deve ser enviada por ele para o e-mail:cienciasemfronteiras@ifpb.edu.br A declaração de que não está passando por um processo interno por falta de disciplina, deve ser fornecida pelo Coordenador do curso. O histórico escolar deve ter a assinatura desse coordenador.

Clique aqui pra ver as orientações da Assessoria do IFPB aos estudantes que desejam concorrer às bolsas.

Ascom do IFPB