Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Inscrições para o Ciência sem Fronteiras são prorrogadas
08/01/2013 às 18h48

Inscrições para o Ciência sem Fronteiras são prorrogadas

Estudantes têm até o dia 25 de janeiro para enviarem documentação e concorrerem a bolsa de estudo no exterior

As inscrições para o Programa Ciência sem Fronteiras do Ministério da Educação terminam no dia 25 de janeiro. Os interessados em se candidatar a novas chamadas de graduação-sanduíche em instituições na Suécia, Hungria, Noruega, Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido têm mais dez dias para prepararem a documentação e se inscreverem.

São 20 chamadas públicas em 14 países. Será aceita uma única inscrição por candidato e para uma única chamada. Segundo dados do MEC, mais de 40.000 são candidatas a participar da seleção do programa. Lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras já concedeu cerca de 18.000 bolsas. O site do Programa é esse http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao

Só serão aceitas as inscrições no site do programa dos estudantes previamente homologados pela instituição de ensino onde estudam. O edital interno do IFPB está disponível nesse link. A Coordenação Institucional do Programa no IFPB lembra só serão homologadas as inscrições dos alunos que tiverem coeficiente igual ou superior a 65 já que o Ciência sem Fronteiras exige excelência acadêmica.

Outro critério é a proficiência em língua estrangeira. A Assessoria Internacional do IFPB, professora Verônica Edmundson, informa que os alunos interessados em realizar o exame IELTS para estas chamadas devem entrar em contato com ela através do e-mail: cienciasemfronteiras@ifpb.edu.br para ver a possibilidade de conseguir bolsa para a realização deste exame junto ao Conselho Britânico. "Também poderemos ver junto ao Conselho Britânico e a UEPB a possibilidade de aplicação dos exames a tempo para estas datas exigidas nestas chamadas", comentou a assessora do IFPB.

Para quem deseja concorrer a bolsas em Portugal, Verônica destaca que o IFPB tem convênios com a Universidade do Algarve, Universidade do Porto, Universidade do Minho, Universidade Tras os Montes e Alto D´Douro- UTAD e Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.

A carta de recomendação do professor deve ser enviada por ele para o e-mail: cienciasemfronteiras@ifpb.edu.br A declaração de que não está passando por um processo interno por falta de disciplina, deve ser fornecida pelo Coordenador do curso. O histórico escolar deve ter a assinatura desse coordenador.

Clique aqui pra ver as orientações da Assessoria do IFPB aos estudantes que desejam concorrer às bolsas.

Ascom do IFPB (com dados do Portal MEC)