Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Inscrições para o Ensino Superior começam no dia 16 de janeiro
22/12/2010 às 08h29

Inscrições para o Ensino Superior começam no dia 16 de janeiro

Mec divulgou edital com as orientações. O IFPB oferta 930 vagas em 27 cursos, no primeiro semestre de 2011. Os candidatos que fizeram o Enem devem se inscrever no Sisu, no site www.mec.gov.br

Inscrições para o Ensino Superior começam no dia 16 de janeiro

Imagem da campanha IFPB 2011

As inscrições para as vagas do Ensino Superior no IFPB e em todas as instituições de ensino que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), elaborado pelo Ministério da Educação, começam no dia 16 de janeiro. Aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até o dia 18 de janeiro para entraram no site do Mec e selecionarem o curso de sua preferência. As informações constam do edital divulgado pelo Mec no Diário Oficial da União nessa quarta-feira, 22 de dezembro.

O site do Mec para as inscrições é o www.mec.gov.br. Lá é possível conferir, uma tabela com o quantitativo das vagas por instituição e um link para ler o edital na íntegra. O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba está ofertando 930 vagas para o primeiro semestre de 2011. Em breve, o IFPB divulga edital discriminando detalhes, como as vagas por curso. No total, são 83.125 vagas em 83 instituições públicas. O IFPB é o que oferece o sexto maior número de vagas na rede federal de educação tecnológica. A instituição reserva 5% das vagas para pessoas portadoras de necessidades especiais.

A divulgação dos resultados dessa primeira etapa de inscrições está prevista para o dia 22 de janeiro. O candidato pode escolher dois cursos, selecionando um deles como primeira opção. Durante o período de inscrição, pode mudar as opções, com base na nota mínima (nota de corte) divulgada ao fim do dia. O Sistema fica disponível para inscrição das 6h às 23h59.

O candidato aprovado na primeira opção é automaticamente retirado do Sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. Aquele que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Dessa forma, a segunda chamada está marcada para o dia 01 de fevereiro e a terceira para o dia 10 de fevereiro. As matrículas devem ser realizadas nos campi das instituições de 25 a 27 de janeiro, para os classificados na primeira chamada. De 03 a 04 de fevereiro, para a segunda chamada e no dias 11 e 14 de fevereiro para quem se classificar na terceira chamada.

O Sistema ainda prevê uma lista de espera no caso de sobra de vagas. Quem tiver interesse de constar nessa listagem, deve manifestar o interesse no site nos dias 11 a 15 de fevereiro. A partir de 18 de fevereiro, as instituições podem se utilizar dessa lista para convocações através de seus próprios editais, sendo responsável pela seleção.

Cotas no IFPB

O IFPB oferece vagas em 27 cursos distribuídos nos campi de João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Cabedelo, Monteiro, Patos, Picuí e Princesa Isabel. Para 2011, como esclarece o pró-reitor de Ensino do IFPB, Paulo de Tarso Costa Henriques, com exceção do Campus João Pessoa, todos os campi decidiram reservar 60% de vagas nos cursos para candidatos nascidos na Paraíba ou que tenham iniciado a residência no Estado antes do dia 2 de julho de 2010.

Há também a cota de 20% das vagas para candidatos do Ceará, Pernambuco ou Rio Grande do Norte, que também não será utilizada para os cursos da Capital paraibana. As ações foram pensadas tendo em vista a desistência na última seleção de candidatos de Estados longínquos que estavam aprovados no sistema on-line. Também são adotadas reservas de 10% das vagas no Campus de Sousa para candidatos que moram em assentamentos de reforma agrária, nos cursos de Medicina Veterinária e Agroecologia.

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB

Arte: Luzivan Silva - programador visual do IFPB