Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Inscrições para o 3º Fórum de Lideranças Negras da Paraíba
Ações do documento
26/03/2012 às 16h43

Inscrições para o 3º Fórum de Lideranças Negras da Paraíba

— registrado em:

Evento vai acontecer no Campus Campina Grande em abril, reunindo representantes da causa de todo o Estado

As inscrições para o 3º Fórum de Lideranças Negras da Paraíba estão abertas. Para a comunidade do IFPB que queira inscrever trabalhos, é possível se inscrever até o dia do evento, no credenciamento.  Nesta edição, o evento acontece no Campus Campina Grande do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), de 12 a 14 de abril. O tema será “Juventude Negra - Educação, Saúde, Cultura e Economia Solidária para a Promoção da Igualdade Racial”.

A organização do Fórum é da ONG Malungus – Organização Negra da Paraíba, em parceria com os campi João Pessoa e Campina Grande do IFPB. Segundo a coordenação do evento, o objetivo é promover espaços de discussão sobre a igualdade racial através de mesas temáticas e grupos de trabalho. Durante os três dias, haverá também lançamento de livros, filmes e apresentação de grupos da cultura negra, a exemplo do DVD “Cinema Negro no Brasil e Caribe – Memórias”, do Centro Afro Carioca de Cinema e contará ainda com a apresentação de show musical do cantor e compositor Escurinho e Banda Labacé e também do DJ Etnia Sound.

As inscrições custam R$ 15,00 para estudantes e R$ 30,00 para professores. Elas podem ser feitas através de uma ficha de inscrição, que deve ser preenchida e enviada para o e-mail flnegraspb@hotmail.com. A ficha de inscrição pode ser acessada no link do IFPB. Clique aqui. Além dos trabalhos, os inscritos poderão também fazer um resumo com texto e imagens em banner medindo 1,50m de altura e 0,80cm de largura (sentido vertical), para apresentação no encontro. É preciso trazer CD com o material da apresentação para inclusão posterior nos Anais. As coordenações pedagógicas dos campi também estão aptas a realizar inscrição.

O número de vagas para estudantes terá a seguinte distribuição: 30 alunos do Campus João Pessoa; 30 do Campus Campina Grande; 10 do Campus Cabedelo; 10 do Campus Cajazeiras; 10 do Campus Guarabira; 10 do Campus Monteiro; 10 do Campus Patos; 10 do Campus Picuí; 10 do Campus Princesa Isabel e 10 do Campus Sousa. Para professores, especialistas e pesquisadores do IFPB foram destinadas três vagas por campus. A organização do evento informou que os custos com transporte, estadia e inscrições ficarão a cargo da direção de cada campus. O evento está aberto também para qualquer membro da comunidade e sociedade civil organizada que queira participar.

A programação consta de abertura com o tema: Juventude Negra e as Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Combate ao Racismo Institucional, seguida no decorrer do encontro das seguintes mesas temáticas: Mesa 1 - A Implementação da Lei 10.639/2003 e as Cotas Raciais nas Instituições de Ensino – Experiências e Perspectivas; Mesa 2 – Territórios Kilombolas, Religiosidade e Valores Civilizatórios de Matriz Africana - Resistência e Luta; Mesa 3 – A Saúde da Juventude Negra, as Relações de Gênero e à Livre Orientação Afetivo-Sexual, uma Questão de Eqüidade; Mesa 4 – Cultura Negra, Comunicação e Economia Solidária na Perspectiva do Etnodesenvolvimento; Mesa 5 – Juventude Negra e a Participação nos Espaços de Poder.

Já estão confirmados conferencistas como o presidente da Fundação Cultural Palmares, ministro Eloi Ferreira, Elio Flores - da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre Gilvan Andrade - da Associação Brasileira de Capoterapia / DF, Francimar Fernandes - da Comissão Estadual de Quilombos da Paraíba, Maria do Socorro Pimentel – do Fórum de Educadores/as Negros/as / Foredune, Jair Silva - do Movimento Negro de Campina Grande, Lênin Falcão - do Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil / Paraíba, Maria das Graças de Lima – da Prefeitura de Campina Grande, Ivan Coelho Dantas - da Universidade Estadual da Paraíba, Jose Luiz Cavalcante – do IFPB / CG, Maria Auxiliadora de Almeida Barros - do Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba e Instituto Marista de Solidariedade, Izabel Souza da Silva - do Governo da Paraíba, Aláh Bahja Mukambo – da República Democrática do Congo/África, Elizabete Cristina A. Lima - da Universidade Federal de Campina Grande.

O 3º FLN-PB conta ainda com apoio do Banco do Nordeste; Fundação Cultural Palmares / MINC; Prefeitura de Campina Grande, Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Governo da Paraíba e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República, entre outras.

De acordo com José Luiz Cavalcante, da comissão de organização no IFPB Campina, "o evento pretende discutir com a juventude o papel do protagonismo jovem na luta pela efetivação de políticas de igualdade racial nas áreas de Educação, Saúde, Cultura e Economia Solidária. Sentimo-nos honrados em receber todos os participantes. A luta pela igualdade racial deve ser um compromisso de todos nós".

“O combate à pobreza e à miséria passa pela implementação das políticas de promoção da igualdade racial, em especial para a juventude negra, haja vista que de cada 20 jovens vítimas de homicídios na Paraíba hoje, 19 são negros, daí a necessidade da participação e contribuição de todos neste debate e definição de agenda política, pela melhoria da qualidade de vida da juventude, no combate ao racismo institucional. Este é um momento de diálogo entre os saberes sociais com os saberes científicos e a questão política”, destacou Carlos Henriques, Coordenador Geral da Malungus e do 3º Fórum de Lideranças Negras da Paraíba.

Mais informações pelo Telefone: 8709-6319.

 

Ascom do IFPB (republicado com atualizações de informações)