Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Inscrições para o Sisu começam segunda-feira (7)
26/12/2012 às 19h18

Inscrições para o Sisu começam segunda-feira (7)

IFPB oferta 1.140 vagas em cursos presenciais do Ensino Superior no período 2013.1

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação começam nesta segunda-feira, dia 7, e se estendem até o dia 11. O Sisu é a seleção adotada também pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) para as suas vagas no Ensino Superior. As regras e o cronograma da primeira edição de 2013 constam de edital da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC publicado no dia 26 de dezembro de 2012.

Só podem se inscrever no Sisu os candidatos que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. O candidato pode fazer até duas opções de curso. No momento da inscrição, terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma. Isso porque serão adotadas pelas instituições as cotas decorrentes da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012; além de outras políticas afirmativas. Os estudantes que participaram do exame, aplicado em novembro, já podem conferir os resultados no site oficial da prova.

O candidato deve registrar a inscrição pela internet no site www.sisu.mec.gov.br O período de inscrições vai até as 23h59 de 11 de janeiro, horário de Brasília. Até lá, o candidato pode alterar ou cancelar as opções feitas. A primeira chamada dos selecionados está prevista para 14 de janeiro. Os convocados devem efetuar a matrícula em 18, 21 e 22 de janeiro. A segunda chamada será divulgada em 28 de janeiro, com matrícula previstas para 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam a lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão é de 28 de janeiro a 8 de fevereiro.

O Edital nº 20/2012 da Sesu está na seção 3, páginas 24 e 25 do DOU. O documento pode ser acessado aqui.Confira também a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012 sobre as cotas para estudantes da rede pública e segundo critérios raciais e de renda social acessível nesse link.

O IFPB vai ofertar todas as vagas presenciais do primeiro semestre nessa seleção aberta em janeiro. São 1.140 vagas distribuídas nos campi de João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Picuí, Monteiro, Patos, Princesa Isabel, Cabedelo e Guarabira. Cursos novos de Física, no Campus de Campina, e de Educação Física, em Sousa, estão entre as novidades para 2013.

Confira o edital do processo seletivo para ingresso nos Cursos Superiores presenciais 2013.1 discriminando todas as vagas por curso e turno, bem como as modalidades de cotas, o cronograma e o termo de adesão do IFPB ao SiSu. O Instituto reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência. Em Sousa, há ainda reserva para os assentados da reforma agrária.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB (também com dados do MEC e Inep)

*Atualizado em 04/01/2013