Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Instituições de Ensino são convocadas para criação de novos grupos do PET
03/09/2012 às 11h49

Instituições de Ensino são convocadas para criação de novos grupos do PET

O prazo para submissão de propostas foi prorrogado para o dia 24 de setembro.

As Instituições de Ensino Superior estão sendo convocadas pela União, representada pelo Ministério da Educação, a apresentarem propostas de criação de novos grupos no âmbito do Programa de Educação Tutorial – PET.

O Programa tem por objetivo:

• Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.
  • Contribuir para a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação, da diminuição da evasão e promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação acadêmica, científica, tecnológica e cultural.
  • Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país, que referenciem a revisão de projetos pedagógicos, flexibilização curricular e articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
  • Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania ativa e pela função social da educação superior.
  • Estimular a vinculação dos grupos àsáreas prioritárias e à políticas públicas e de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais, regionais e a interiorização do programa.
  • Propor ações acadêmicas para o combate à evasão de estudantes no âmbito dos cursos de graduação.

De acordo com o Pró-Reitor de Ensino do IFPB, Professor Paulo de Tarso Costa Henriques, a unidade gestora dos grupos PET no âmbito das instituições de ensino superior é a Pró-Reitoria de Ensino ou a Pró-Reitoria de Graduação. “No caso do IFPB, para maiores esclarecimentos, a PRE deve ser procurada”, afirmou Paulo de Tarso.

O edital prevê a criação de 60 novos grupos PET, sendo distribuídos em 3 lotes. Acesse aqui o edital para mais detalhes.

Cada campus poderá submeter até 3 propostas. Cabe a PRE definir as propostas que serão candidatas. O prazo máximo foi prorrogado até o dia 24 de setembro. A divulgação dos resultados parciais está prevista para até o dia 08 de outubro e o resultado final até o dia 05 de novembro. Veja aqui o edital de retificação.

*Patrícia Nogueira – Jornalista da Reitoria / Ascom