Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Novos Institutos federais de educação podem aderir à Rede Certific
21/07/2011 às 07h54

Novos Institutos federais de educação podem aderir à Rede Certific

O Programa pretende certificar saberes de, no mínimo três mil trabalhadores de diversas áreas profissionais. O IFPB já atua no programa desde o ano passado

As instituições federais de educação profissional e tecnológica têm prazo até 15 de agosto para aderir à Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada (Rede Certific).
A previsão, conforme edital lançado em junho, é que sejam formadas cem novas turmas de trabalhadores de diversas áreas profissionais. O objetivo é certificar os saberes de, no mínimo, três mil trabalhadores que não tiveram oportunidade de fazer cursos formais.
De acordo com dados da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, desde março de 2010, cerca de 3,4 mil profissionais, de todas as regiões do país, foram certificados pela rede. A formação foi realizada em 40 campi de 19 institutos federais nas áreas da construção civil, turismo e hospitalidade, eletrotécnica, música e pesca. O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba já atua no programa desde o seu lançamento.
A coordenadora de políticas de inovação do Ministério da Educação, Mariângela Povoas, explica que a rede está diretamente ligada ao papel de inclusão dos institutos federais e que o processo de reconhecimento ocorre no prazo de dois e três meses. Ao final, o trabalhador poderá ser certificado ou, caso seja identificada necessidade de aperfeiçoamento, encaminhado para curso de formação inicial e continuada de até 120 horas de aula.

Adaptado de Assessoria de imprensa da Setec