Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB já tem terreno para o futuro Campus de Itabaiana
18/09/2013 às 10h14

IFPB já tem terreno para o futuro Campus de Itabaiana

Solenidade marcou a assinatura da escritura de doação do terreno

IFPB já tem terreno para o futuro Campus de Itabaiana

Reitor João Batista e Prefeito Antônio Carlos

“A conquista do IFPB é um marco na história da educação em nosso município”. Esta frase estava em faixas espalhadas na cidade de Itabaiana que em breve vai ganhar uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Nesta terça-feira (17) a prefeitura assinou a escritura pública doando ao IFPB o terreno onde será edificado o novo Campus.

A solenidade que marcou oficialmente a doação do terreno de 10 ha, localizado na entrada da cidade de Itabaiana, foi no salão paroquial. Também foram entregues ao IFPB a certidão de uso e ocupação do solo e um levantamento geotécnico do perfil do terreno onde será erguido o novo Campus. Estiveram presentes ao evento o vice-prefeito Antoniel Carlos Pereira, o Secretário de Meio Ambiente, Antônio da Guia, o presidente do Conselho de Pastores, pastor Gilberto, além de outras autoridades e moradores da cidade.

Em seu discurso o reitor João Batista de Oliveira Silva lembrou que o Instituto Federal atua com dez unidades educacionais no estado, outras cinco estão em obras e em breve quatro cidades contarão com novos Campi. “Vamos passar a ter 19 instâncias de trabalho e estaremos presente em 17 municípios paraibanos. Agora o IFPB chega a Itabaiana e deveremos semear desenvolvimento social e um futuro melhor através da educação para este município do Vale do Paraíba” disse.Solenidade Itabaiana

O prefeito de Itabaiana, Antônio Carlos Rodrigo de Melo, bastante emocionado disse que a chegada do IFPB na cidade significa o resgate da autoestima de um povo que teve ao longo da história a construção de vários valores. Ele citou nomes de artistas da terra como Sivuca e o poeta Zé da Luz e disse que a tradição cultural é uma herança para as futuras gerações. “O IFPB representa hoje para todos nós uma redenção, não só educacional como socioeconômica para nosso povo”.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Wellingson Chaves, a vinda do Instituto Federal é “o maior presente aqui para cidade, estamos muito felizes e orgulhosos”. A Secretária de Educação de Itabaiana, Georgina Moreira, disse que a implantação do campus do IFPB “vai fazer com que os alunos permaneçam aqui na cidade evitando se deslocar para outros centros, e isso é muito importante para nosso desenvolvimento”.

Segundo o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Interiorização, Antônio Carlos Varela, a previsão de gastos com esta nova unidade dentro do projeto de expansão III é em torno de R$12 milhões de reais. “Deveremos construir nesta primeira etapa dois blocos acadêmicos e um administrativo além da parte de urbanização, guarita e caixa d’água”. A expectativa é de que ainda neste semestre seja feita a licitação para o início das obras.

O Pró-Reitor de Ensino, Paulo de Tarso Costa Henriques, disse que inicialmente a prefeitura deve disponibilizar para o IFPB as instalações do Caic onde serão oferecidos cursos “O Caic deve passar por uma reforma e  a previsão é de que a partir de junho de 2014 sejam disponibilizados cursos técnicos subsequentes e talvez um curso superior. Para os cursos técnicos integrados a previsão de oferta é o início de 2015”.

Paulo de Tarso lembrou que os cursos mais propícios a serem implantados no novo Campus são os ligados à Produção Automotiva, Manutenção Industrial e aqueles voltados para a área de Mecânica. “A ideia é preparar Itabaiana para atuar como fornecedora de pessoal capacitado para trabalhar no Polo da Fiat que está sendo implantado em Goiana,Pernambuco” .

Solenidade Itabaiana  Solenidade Itabaiana  Solenidade Itabaiana

Fotos: Danielle Abreu- estagiária de fotografia