Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias João Batista toma posse e promete continuar esforço coletivo pelo crescimento do IFPB
27/12/2010 às 06h34

“Meus desafios são assegurar o crescimento, a melhoria acadêmica e a inclusão social do IFPB. Meu objetivo é dar continuidade a esse esforço coletivo que vem sendo desenvolvido na história recente da Rede Federal de Educação Profissional”

Posse Reitor

“Meus desafios são assegurar o crescimento, a melhoria acadêmica e a inclusão social do IFPB. Meu objetivo é dar continuidade a esse esforço coletivo que vem sendo desenvolvido na história recente da Rede Federal de Educação Profissional,” destacou em seu discurso o reitor da IFPB, João Batista de Oliveira Silva, durante solenidade de posse no final da tarde desta quarta-feira, 14 de julho, na Sala de Atos do edifício-sede do Ministério da Educação, em Brasília.

Na ocasião também foi empossado o reitor do Instituto Federal de Sergipe, Ailton Ribeiro de Oliveira. Ambos vão liderar suas instituições durante os próximos quatro anos (2010-2014).

O secretário da Setec/MEC Eliezer Pacheco e o senador Roberto Cavalcanti participaram da mesa solene presidida pelo secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim.

João Batista, que é defensor da unidade dos reitores em torno do fortalecimento da Rede Federal, expressou: “Os nossos institutos estão adquirindo um peso importante no cenário nacional com o fortalecimento da educação profissional e tecnológica”. Ele observou que as instituições vinculadas a Setec/MEC estão mais abertas para questões urbanas e para as comunidades de baixa renda a exemplo do Poeja, Certific Mulheres Mil e Segundo Tempo.

Em seu discurso, João Batista citou a importância da participação dos professores, servidores administrativos e alunado no processo de evolução das instituições de ensino superior.

Transformação para melhor

Ao destacar o excelente trabalho dos reitores da Rede Federal, o secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim disse que os institutos federais têm um peso importante na educação brasileira por suas instituições de qualidade, formando técnicos e tecnólogos em todo o país.

“Hoje, quando se diz que a educação é uma prioridade, há um discurso de conteúdo. Os institutos federais fazem parte de uma estratégia de contribuição para cada região e servem como referência no desenvolvimento da educação profissional brasileira”, disse Paim.

Este padrão de qualidade pode ser observado no perfil dos professores, no bom desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo crescimento da pós-graduação na educação profissional e tecnológica.

Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional do MEC, afirmou que é um grande compromisso e responsabilidade assumir a reitoria dos institutos, “pela tarefa de comandar uma instituição inovadora que atua desde o ensino básico até a graduação”.

AVALIAÇÃO

“Fizemos tudo o que foi possível. Estamos partindo para um segundo mandato com o sentimento de que podemos fazer muito mais”, salientou o reitor João Batista sobre a gestão 2006-2010 do IFPB, ao destacar em sua administração o aumento de vagas e a expansão do instituto de quatro campi para nove. Ele inferiu também sobre o futuro do Instituto Federal da Paraíba com a chegada de novos campi, a exemplo de Guarabira e Vale do Piancó.

“Isso mostra que o IFPB não é uma instituição parada no tempo, é um instituto que olha para os lados. Um dos benefícios dessa expansão é a maior inclusão que ela possibilita, em especial no horário noturno e vocação dos cursos adotados em cada região do Estado, do qual faço parte como representante do povo”, disse o senador Roberto Cavalcanti.

O parlamentar paraibano, que se tornou amigo do IFPB, auxiliando a instituição na articulação de projetos como o Posto Escola, mantido pela Petrobrás, acompanhou o discurso do reitor paraibano e afirmou que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba tem tradição de reitores empreendedores e um vigor acadêmico que serve de referência para todo o país.

O reitor do IFPB anunciou seu primeiro ato após o evento de Brasília. Ele empossará nesta sexta-feira (16) aos diretores gerais eleitos pela comunidade acadêmica dos campi de João Pessoa, Sousa e Cajazeiras. A solenidade vai acontecer às 17h, na sala de reuniões da Reitoria, no Campus João Pessoa. Até o final deste mês, o professor João Batista deve tomar posse simbolicamente em programação à comunidade paraibana e deve anunciar sua nova equipe de trabalho.

*Por Filipe Donner - Jornalista