Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Jovens Talentos para a Ciência tem cerca de 740 inscritos no IFPB
11/04/2012 às 17h56

Jovens Talentos para a Ciência tem cerca de 740 inscritos no IFPB

Prova será no dia 29 de abril, no Campus João Pessoa, conforme determinação da Capes. Seleção para a bolsa é de âmbito nacional

O Programa Jovens Talentos para a Ciência, voltado para incentivar a iniciação científica nos novatos do Ensino Superior, teve cerca de 740 inscritos no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Esse programa nacional é voltado para estudantes que estão no primeiro período de qualquer curso superior. A informação é do diretor de Pesquisa do IFPB, Aleksandro Guedes de Lima, que é Coordenador do Programa Jovens Talentos para Ciência na instituição.

O professor Aleksandro destaca que os inscritos devem realizar uma prova, no dia 29 de abril, domingo. A prova vai ser realizada no Campus João Pessoa do IFPB para os inscritos de todos os campi. “Vários Institutos e Universidades, juntamente conosco, solicitaram a descentralização das provas em função da nossa estrutura multicampi e evidenciando as dificuldades de deslocamento dos alunos residentes nas cidades distantes, mas infelizmente as solicitações não obtiveram sucesso”, destacou o coordenador local do Programa.

A prova de conhecimentos gerais é a mesma para todo o país e a Cesgranrio é quem vai gerenciar a seleção. Serão quatro horas e trinta minutos de prova que terá início às 13h, no horário de Brasília. Clique aqui para ver o comunicado enviado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com orientações para os participantes. O resultado deve ser divulgado em julho e o estudante pode ter acesso através do site www.capes.gov.br

A Capes juntamente com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é quem está à frente do programa. Os estudantes selecionados no Programa terão direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 360, com início em agosto e duração de 12 meses. A previsão da Capes e do CNPq é que 6.000 bolsas serão implantadas esse ano, com investimento de R$ 30 milhões do Governo Federal. A nota da prova de seleção do teste pode ser utilizada para futuras classificações no Programa Ciência sem Fronteiras, intercâmbio internacional criado nesse ano.

O estudante bolsista precisa desenvolver um padrão de excelência para continuar no Programa Jovens Talentos para a Ciência, se engajando em atividades de pesquisa, seminários, com desempenho acadêmico relevante nas notas do curso. Mais informações também no site: http://www.capes.gov.br/jovens-talentos-para-a-ciencia

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB