Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Jovens Talentos para a Ciência terá bolsas para novatos
07/03/2012 às 17h17

Jovens Talentos para a Ciência terá bolsas para novatos

Programa recém-lançado é voltado para quem está no primeiro período do curso superior e vai abrir seleção em breve

Jovens Talentos para a Ciência terá bolsas para novatos

Reunião de lançamento foi realizada em Brasília

Os estudantes que estão no primeiro período de qualquer curso superior do IFPB podem se inscrever para concorrer a uma bolsa do Programa Jovens Talentos para a Ciência. A iniciativa foi recém-lançada pelo Governo Federal e pretende incentivar a iniciação científica nos novatos do Ensino Superior. Nessa semana, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) reuniram representantes dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia e das Universidades Federais para apresentar o programa recém-criado.

O representante do IFPB na reunião, em Brasília, foi o Diretor de Pesquisa, Aleksandro Guedes de Lima. Ele explicou que qualquer aluno que esteja agora matriculado no primeiro período de qualquer campus e curso superior, seja tecnológico, bacharelado ou licenciatura, pode se inscrever para o programa. A seleção deve ser feita no período de 13 a 23 de março através de um formulário eletrônico. Os inscritos farão uma prova de múltipla escolha, sobre conhecimentos gerais, no dia 29 de abril. “Todos os estudantes deverão vir para a Capital do estado para fazer a prova”, adiantou o professor Aleksandro.

As primeiras bolsas serão implantadas em agosto e terão duração de 12 meses. O valor é de R$ 360 e a previsão da Capes e do CNPq é que 6.000 bolsas serão implantadas esse ano, com investimento de R$ 30 milhões do Governo Federal. A nota da prova de seleção do teste pode ser utilizada para futuras classificações no Programa Ciência sem Fronteiras, intercâmbio internacional criado nesse ano.

Segundo Aleksandro Guedes, que é da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, não é possível precisar quantas bolsas serão destinadas ao IFPB porque um dos critérios dos órgãos de fomento é que a quantidade seja proporcional ao número de inscritos. “Por isso, esperamos ter muitas inscrições para termos direito a mais bolsas para nossos alunos”, frisou o docente.

Na reunião, o presidente Capes, Jorge Almeida Guimarães, destacou que o objetivo do Programa é inserir precocemente os estudantes no meio científico, com base na valorização que instituições estrangeiras concedem a seus alunos, o que foi verificado a partir das visitas por conta do Ciência sem Fronteiras.

Em suas declarações, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, ressalta que o estudante bolsista precisa desenvolver um padrão de excelência para continuar no Programa Jovens Talentos para a Ciência, se engajando em atividades de pesquisa, seminários, com desempenho acadêmico relevante nas notas do curso. Mais informações sobre o programa, nos sites www.capes.gov.br ou www.cnpq.br

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB (também com dados da Capes)

Foto: Portal da Capes