Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Lideranças políticas e comunidade falam sobre a instalação do IFPB em Guarabira
10/06/2011 às 09h49

Lideranças políticas e comunidade falam sobre a instalação do IFPB em Guarabira

Os moradores acreditam que o Instituto irá trazer mais oportunidade de crescimento para a cidade e região.

Lideranças políticas e comunidade falam sobre a instalação do IFPB em Guarabira

Padre Cícero Roberto - paróquia de Santo Antônio

O Campus Avançado do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em fase de implantação no município de Guarabira está sendo aguardado com ansiedade pelos moradores da cidade.

“É um ganho muito bom para a nossa cidade que estava precisando, é um bem imensurável. A nossa paróquia atende oito comunidades levando inclusão digital para a população, com a vinda de um Curso Técnico em Informática Subsequente ao Ensino Médio, teremos oportunidade de capacitar os nossos monitores e com isso melhorar o atendimento a população”, afirma padre Cícero Roberto.

Reunião com autoridades em GuarabiraPara muitos a oportunidade de continuar os estudos é o ponto forte da implantação da Instituição na cidade como relata a auxiliar de vendas Roseane Bernardo. “Sempre tive muita vontade de fazer um curso técnico ou universitário e até agora não tive oportunidade, agora com a vinda do IFPB para Guarabira vou poder realizar meu sonho, além disso, a cidade ganha muito, valoriza o comércio e valoriza tudo”.

De acordo com o ex-governador Roberto Paulino a cidade está mobilizada e ansiosa para que o IFPB se instale o mais rápido possível, para ele o empreendimento não vai beneficiar apenas Guarabira, mas toda a região que engloba aproximadamente 30 cidades e uma população de 500 mil habitantes.

Para Roberto Paulino uma boa opção de curso a ser ofertado pelo IFPB seria o curso de enfermagem. “Atualmente a procura tem sido muito grande pelos cursos de enfermagem, diariamente dezenas de pessoas da região se deslocam para a capital para estudar enfermagem tanto no nível superior como no técnico”, justifica.

Para os estudantes de Direito Hélio Santos Freire e Victor Ângelo Félix que se deslocam para João Pessoa todos os dias para estudar, a implantação do IFPB em Guarabira vai trazer mais recursos para a cidade, eles acreditam que o empreendimento irá atrair pessoas de outras cidades e dessa forma contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade.

“A chegada da Instituição na cidade vai possibilitar a pessoas Secretária de Educação de Guarabiraque não tiveram ou não estão tendo oportunidade de fazer um curso técnico ou um curso superior vão poder ingressar numa dessas modalidades e isso representa um grande avanço não só para os estudantes mais para o contexto social de toda a região”, afirma a secretária de educação do município Michelle Paulino Pereira.

A prefeita de Guarabira Fátima Paulino agradeceu o empenho do IFPB, para conseguir trazer a Instituição para a cidade. “Não basta apenas à gente se deslocar para Brasília, temos também que ter o aval da Paraíba, sabemos que Guarabira é uma cidade pólo e tem condições de abrigar uma Instituição do porte do IFPB, mas, além disso, é necessário que tenhamos dados técnicos para apresentar na hora de solicitar um investimento como esse”, ressalta.

Texto – Iris Souto Maior – jornalista do IFPB

Foto – Petrônio Lins – técnico em audiovisual