Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Líderes de Barra de Santa Rosa se reúnem com gestores do IFPB
21/11/2011 às 08h19

Líderes de Barra de Santa Rosa se reúnem com gestores do IFPB

Município quer parceria com o Campus Picuí para realizar cursos

Líderes de Barra de Santa Rosa se reúnem com gestores do IFPB

Comunidade se articula

Lideranças políticas do município de Barra de Santa Rosa estiveram nessa sexta-feira na Reitoria do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba para uma reunião com os gestores da instituição. Na pauta, a disposição de estabelecer uma parceria com o IFPB, principalmente a partir do Campus de Picuí. O reitor João Batista Oliveira, o pró-reitor de Ensino, Paulo de Tarso Costa Henriques, e a diretora geral em Picuí, Verônica Lacerda, dialogaram com os representantes para ouvir demandas e traçar estratégias.

O prefeito Evaldo Costa Gomes destacou que já conhece o Campus Picuí que é um pólo para a região do Cariri e espera traçar um termo de colaboração que resulte em cursos de extensão. O vereador Adriano Leite, que organizou uma audiência pública em Barra de Santa Rosa, destacou que o curso superior de Tecnologia em Agroecologia, que é desenvolvido no Campus do IFPB em Picuí também seria muito útil se fosse levado até seu município.

“Barra tem um passivo ambiental muito grande. Somos o quarto município em índice de desertificação na Paraíba. E temos um público de assentados, voltado para a agricultura familiar. O curso de Agroecologia seria muito útil”, apontou Adriano Leite. O prefeito de Picuí, Buba Germano, frisou que Barra de Santa Rosa poderia ser um campo para aulas práticas de Agroecologia, já que é um pólo de assentamentos rurais. O vereador Robinho Diniz também estava na reunião, assim como os deputados estaduais Edmilson Soares e Gilma Germano, que frisaram a importância do IFPB para desenvolver a cidade.

As propostas de Barra de Santa Rosa foram avalizadas pelos representantes do BNB, Aníbal Rodrigues, e do Incra, Marcos Faro, que frisaram o sucesso de projetos no município que tem 30 assentamentos rurais. O Pronera, programa do Incra voltada para a educação, também citado e o reitor apontou que em Sousa já existe esse tipo convênio e as cotas para assentados rurais.

O reitor João Batista ressaltou principalmente a possibilidade de Barra de Santa Rosa receber um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), como o que o IFPB deve entregar em Sousa, em breve. “O Ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, já chamou os Institutos Federais para fortalecer os CVTs. O Ministério, que é responsável pelos CVTs, está muito aberto a isso. E o CVT tem recursos orçamentários e de pessoal. Se apenas assinarmos um termo de cooperação, ficamos a mercê de mudanças de gestão e de uma colaboração sazonal, pleitear um CVT é um caminho mais seguro”, apontou João Batista.

O professor João apontou que parcerias com a Prefeitura para programas de educação de jovens e adultos, podem ser realizadas. O Pronatec também foi apontado como possibilidade através dos cursos de curta duração. O Pró-Reitor fez uma apresentação explanando sobre as áreas de atuação do IFPB e disponibilizou os catálogos do MEC para que a comunidade possa pesquisar que cursos seriam mais úteis. A diretora Verônica também destacou que os professores do Campus Picuí podem auxiliar a cidade em consultorias e espera que as visitas para conhecer a instituição se tornem mais freqüentes.

O prefeito ressaltou que ao atender o pleito de Barra de Santa Rosa para a parceria, o IFPB vai auxiliar os municípios de Sossego, Damião, Casserengue e outras que são polarizadas pela cidade. Barra de Santa Rosa é a terceira cidade mais populosa do Curimataú e a maior em extensão e tem 26 escolas. O reitor João Batista elogiou a articulação da comunidade: "Ideia sem atitude não é nada. Vocês são muito propositivos e isso nos estimula". O pároco Edjamir SIlva Souza e representantes da ONG Xique-Xique e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais também estiveram presentes na reunião.

jb e barrajb barra santa rosabarra santa rosa lideres

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Fotos: Petrônio Lins – técnico em audiovisual do IFPB