Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Livro de Gestão Pública será lançado no dia 1º de novembro
Ações do documento
15/10/2012 às 18h42

Livro de Gestão Pública será lançado no dia 1º de novembro

— registrado em:

Obra é resultado das monografias de Especialização e está em seu segundo volume

Livro de Gestão Pública será lançado no dia 1º de novembro

Arte da capa: Adino Bandeira

O livro Gestão Pública aplicada a instituições educacionais, resultado das monografias de Especialização do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, será lançado no dia 1º de novembro, no Campus João Pessoa. A obra tem dez capítulos, cada um escrito por servidores do IFPB, entre concluintes da pós-graduação em Gestão Pública e seus orientadores. Esse é o segundo volume da obra com textos da turma pioneira da Especialização. O lançamento será no Auditório José Marques, a partir das 10h. Clique aqui para ter acesso ao convite.

“Agora, já estamos na terceira turma da Especialização em Gestão Pública. Pretendemos lançar outro livro como resultado dos estudos elaborados na pós-graduação do IFPB”, comentou a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Nelma Miriam Chagas Araújo. Essa primeira turma contou apenas com servidores do IFPB e teve como primeira coordenadora Marileuza Fernandes. O atual coordenador da Especialização é Franklin Garcia e atualmente a pós-graduação também tem como alunos servidores de outras instituições públicas do âmbito federal, estadual e municipal.

Os capítulos são “Gestão da Comunicação na memória institucional do IFPB”; “O Fluxo informacional do ‘protocolo’ no IFPB”, “Publicização do orçamento do IFPB”; “Planejamento e orçamento como instrumento de controle no IFPB- Campus João Pessoa”; “O uso de rotinas da qualidade para confecção de diplomas”; “Avaliação do salão de leitura da Biblioteca Nilo Peçanha IFPB do ponto de vista do usuário”; “Ouvidoria como instrumento de controle social na administração pública”; “Abordagem sobre a mídia eletrônica na modalidade Educação a Distância (EAD)”; “Visão dos professores de tecnologia em Automação Industrial na prática de ensino do IFPB – Campus João Pessoa” e “A Assistência Estudantil no IFPB – Campus João Pessoa”.  

Os autores especialistas são Jerusa Farias de Souza, Raimundo Silveira Filho, Marcelo Pereira de Araújo, Nilma Maria Fernandes, Roberto Freire de Araújo, Fátima Maria dos Santos, Cleoneilton Lopes Nogueira, Humberto Borges Andrade de Vasconcelos, Simão Pedro de Viana da Silva e Maria do Socorro Vasconcelos Rocha.

Seus orientadores co-autores são: Ana Carolina de Araújo Abiahy, Edilson Ramos Machado, Alice Inês Guimarães Araújo, Jimmy de Almeida Léllis, Joselí Maria da Silva, Beatriz Alves de Sousa, Jefferson Costa e Silva e Maria José Teixeira Batista Filha.

Na apresentação da obra, o reitor do IFPB, João Batista Oliveira Silva, destaca a importância dos artigos para a evolução administrativa da instituição, isso porque as monografias se centraram na lide cotidiana dos servidores. Como destaca o professor João, eles unem a pesquisa acurada à experiência do dia-a-dia. Além disso, preenchem uma lacuna na produção reflexiva sobre as instituições públicas brasileiras.

 

Ascom do IFPB