Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Matrícula de classificados do IFPB no Sisu começa na quinta-feira
26/01/2011 às 13h35

Matrícula de classificados do IFPB no Sisu começa na quinta-feira

O novato deve levar a documentação até o Campus para o qual se inscreveu nos dias 27, 28 ou 31 de janeiro.

Matrícula de classificados do IFPB no Sisu começa na quinta-feira

Foram 930 vagas em nove cidades

As matrículas dos classificados para as vagas ofertadas pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), começam nessa quinta-feira, dia 27 de janeiro, e prosseguem nos dias 28 e 31. O novato deve levar a documentação até o Campus para o qual se inscreveu. O IFPB ofertou 930 vagas distribuídas em 27 cursos em nove campi. O edital, com todas as informações, como endereço e documentação, pode ser acessado em http://www.ifpb.edu.br/inicio/sisu.

O classificado deve entregar duas fotos 3x4; original e cópia da certidão de nascimento ou casamento, da carteira de identidade, do CPF, do título de eleitor e prova de quitação com a justiça eleitoral (maiores de 18 anos), do certificado de reservista (sexo masculino), do certificado de conclusão do ensino médio acompanhado do histórico escolar. Para quem ingressou através das cotas, há outros documentos exigidos listados no edital.

Nesse ano, o IFPB adotou um sistema de reservas para quem mora na Paraíba ou em Estados vizinhos. Com exceção do Campus João Pessoa, todos os campi decidiram reservar 60% de vagas nos cursos para candidatos nascidos na Paraíba ou que tenham iniciado a sua residência no Estado antes de 2 de julho de 2010. Há cota de 20% de vagas para candidatos do Ceará, Pernambuco ou Rio Grande do Norte, que não será usada para a Capital. A declaração pode ser baixada no link da Pró-Reitoria de Ensino - Documentos, acessando aqui.

As ações foram idealizadas devido à desistência de candidatos de Estados longínquos que estavam aprovados no sistema on-line, na versão anterior do Sisu. Também são adotadas reservas de 10% das vagas no Campus de Sousa para candidatos que moram em assentamentos de reforma agrária, nos cursos de Medicina Veterinária e Agroecologia. A instituição ainda reserva 5% das vagas para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Mesmo as vagas reservadas para cotas foram preenchidas. Das 83 instituições que participaram do Sisu, o IFPB é a 30ª a registrar maior número de inscrições e 6ª entre os Institutos Federais. São 28,83 candidatos por vaga. Foram registradas 26.810 inscrições por 19.265 pessoas. O IFPB tem campi na Capital, em Campina Grande, Sousa, Cajazeiras, Cabedelo, Monteiro, Patos, Picuí e Princesa Isabel.

Lista de espera: maior concorrência é em Campina Grande

Se os classificados listados no site http://sisu.mec.gov.br não comparecerem para efetuar a matrícula até segunda-feira, as vagas retornam para o Sistema on-line do Ministério da Educação para serem ofertadas na segunda chamada, marcada para o dia 4 de fevereiro. Outra oportunidade ainda é dada no dia 13 de fevereiro, na terceira chamada. Essa também é a data em quem começa o prazo para manifestar interesse em permanecer na lista de espera, que se encerra no dia 17 de fevereiro. Essa lista pode ser usada para a convocação da instituição em futuros editais.

A maior quantidade de pessoas deve ficar na lista de espera para os cursos de Campina Grande, já que registraram as maiores concorrências. O curso de Telemática teve 48,3 candidatos por vaga, seguido dos novos cursos de Construção de Edifícios, com 46,9 por vaga, e de Matemática com 36,85. Em seguida, estão os cursos da Capital, Administração com 32,9 e Gestão Ambiental com 37,40. Clique aqui para ver a tabela de concorrência.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB