Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias MEC avalia Curso de Licenciatura em Química do Campus João Pessoa
26/08/2011 às 07h55

MEC avalia Curso de Licenciatura em Química do Campus João Pessoa

A avaliação acontece nestas quinta (25) e sexta (26).

MEC avalia Curso de Licenciatura em Química do Campus João Pessoa

Aulas práticas do Curso de Licenciatura em Química

O Curso de Licenciatura em Química do Campus João Pessoa do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está recebendo nestas quinta (25) e sexta-feira (26) a comissão de avaliação de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), vinculada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

A comitiva é composta pelos professores Sônia Giancoli Barreto da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Edvani Curti Muniz da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ambos do Paraná.

Em meio às atividades realizadas ontem os avaliadores se reuniram com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), professores, alunos, coordenador do curso Sérgio Ricardo Bezerra dos Santos, com o diretor geral do Campus João Pessoa Joabson Nogueira de Carvalho, diretora de desenvolvimento de ensino Joseli Maria da Silva, o diretor de educação superior Humberto Gomes e o procurador institucional Antônio Feliciano Xavier.

A avaliação é feita em três dimensões levando em consideração a organização didático-pedagógica; a infra-estrutura física, que inclui salas de aula, laboratórios e seus equipamentos; e o corpo docente, discente, técnico e administrativo. O processo de avaliação é por meio de entrevista e de titulação, no caso dos docentes.

Para o coordenador do Curso de Licenciatura em Química, Sérgio Ricardo, as expectativas são muito positivas. “Temos uma boa estrutura no Campus, o corpo docente é composto por mestres e doutores e o os alunos estão motivados para seguir a carreira iniciada aqui, eles são muito participativos e vestem mesmo a camisa do curso”, afirma.

Atualmente o curso de Química está à frente de quatro grandes projetos de pesquisa e inclusão social: Programa de Educação Tutorial (PET), Programa Bolsa de Incentivo a Docência (PIBIDI), Pró-Docência, que é um programa de consolidação das licenciaturas e o programa Rede Viva, que trabalha com orientação e combate ao uso de drogas.

A infra-estrutura do curso é composta por laboratório de Física, laboratórios de Química, laboratório de Biologia, laboratórios da área de estudos ambientais, além da estrutura geral do IFPB de João Pessoa, que integra mais de 27 salas de aula, laboratórios de informática e matemática, auditórios, sala de vídeo, biblioteca, sala de vivências, sala dos professores, gráfica, entre outros.

* Iris Souto Maior – Jornalista do IFPB