Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias MEC divulga edital de Programa de Extensão Universitária
21/03/2012 às 11h48

MEC divulga edital de Programa de Extensão Universitária

Instituições Federais estão sendo convocadas para apresentarem suas propostas de programas e projetos de extensão.

O Ministério da Educação está convocando as Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior a apresentarem propostas de desenvolvimento de programas e projetos no âmbito da extensão universitária.

As propostas deverão necessariamente apresentar programas ou projetos afins com as atuais políticas públicas, em especial as políticas sociais, e envolver os estudantes de graduação regularmente matriculados na instituição.

Ao todo são 16 linhas temáticas, podendo cada instituição inscrever dois projetos e dois programas de cada linha. A Pró-Reitora de Extensão do IFPB, Edelcides Gondim, ressalta esse número: “Devemos levar em consideração o aumento da diversidade de linhas temáticas e a quantidade de programas e projetos de extensão que poderão ser submetidos este ano, que são 32 de cada linha”.

As propostas deverão ser elaboradas pelos coordenadores via internet por meio do uso da plataforma eletrônica Sigproj - disponibilizada no endereço http://sigproj.mec.gov.br. Caberá à Pró-Reitoria de Extensão a seleção interna das propostas que serão encaminhadas pelos coordenadores, através do Sigproj, a Secretaria de Ensino Superior (SESu/MEC).

De acordo com a Pró-Reitora de Extensão, será realizada uma reunião com os coordenadores de extensão dos campi e instalado um comitê para definir um processo de seleção dos projetos e programas. Cada instituição poderá concorrer ao financiamento de até R$ 50 mil por projeto e R$ 150 mil por programa.

O prazo para inscrições das propostas e aprovação dos Pró-Reitores de Extensão é dia 14/04. A divulgação do resultado definitivo é dia 12/06.

O Proext MEC/SESu é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior. Dentre os objetivos do Proext está o de apoiar as Instituições Publicas de Ensino Superior no desenvolvimento de programas e projetos de extensão, conforme o enquadramento da instituição, que contribuam para a implementação de políticas publicas.

Clique aqui e confira o edital completo (Edital nº02 de 1 de março de 2012).

*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB / Reitoria / Ascom