Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Membros do Nepa e APA destacam novos projetos para o reitor
Ações do documento
29/03/2012 às 17h23

Membros do Nepa e APA destacam novos projetos para o reitor

— registrado em:

Pesquisadores da Astronomia também pediram apoio para evento nacional na área ser sediado na Paraíba

Membros do Nepa e APA destacam novos projetos para o reitor

Projetos e pesquisas devem crescer a partir do Nepa

O coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Astronomia (Nepa) do IFPB, Francisco Nobre, fez uma visita, junto com membros da Associação Paraibana de Astronomia (APA), ao reitor João Batista de Oliveira e o pró-reitor de Ensino, Paulo de Tarso Costa Henriques. Na pauta, a solicitação de apoio para que o Encontro Interestadual Nordestino de Astronomia (Eina) e o Encontro Nacional de Astronomia (Enast) possam ser realizados na Paraíba.

O Eina é previsto para o primeiro semestre de 2014 e o Enast para novembro do mesmo ano. Segundo o professor Chico Nobre, a intenção dos astrônomos do Estado é que os eventos sejam sediados na Estação Ciência, mas para isso é fundamental a parceria de outras instituições como o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. O reitor do IFPB se prontificou a auxiliar na empreitada, já que a instituição já sediou o Eina em anos anteriores.

A conversa também teve o tom de prestação de contas sobre as atividades que o Nepa vem realizando através da instituição para disseminar o estudo e a pesquisa em Astronomia. A atividade mais recente foi uma viagem que o coordenador realizou para Itacuruba, no sertão pernambucano, que tem um projeto para se tornar um Pólo de Educação Astronômica. Os membros da APA, Paulo Vamberto, que estuda radioastronomia, e Tomaz Passamani, além de José Rodrigues, professor aposentado da instituição, também viajaram.

Na ocasião, todos conheceram o telescópio que o Observatório Nacional instalou na cidade para fazer parte do projeto Impacton, em parceria com a NASA, que monitora corpos celestes em proximidade com a Terra.  Os astrônomos paraibanos elogiaram a iniciativa e estabeleceram parcerias para poderem acessar remotamente o telescópio do observatório de Itacuruba. O trabalho do Centro de Estudos Astronômicos de Pernambuco também mereceu elogios da equipe paraibana do IFPB e da APA.

Sobre o trabalho do Nepa do IFPB, o professor Chico Nobre destacou que os campi que receberam os telescópios do Mistério da Ciência e Tecnologia já estão com coordenadores capacitados para empreenderem as atividades que promovem o estudo da astronomia em sua região. São quatro telescópios, que são considerados os melhores da Paraíba, e que ficam nos campi do IFPB em João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras e Sousa.

“No campus de Picuí, um dos alunos está desenvolvendo um trabalho muito bom com astrofotografia”, lembrou o professor Chico, a partir da experiência da oficina em astronomia que o IFPB fez em Cabaceiras. José Rodrigues também destacou que os jovens conseguem ter facilidade no contato com o moderno equipamento que é o telescópio do IFPB.

“Minha preocupação é que tudo isso seja útil à comunidade paraibana, não gerar ociosidade”, frisou o reitor. O pró-reitor Paulo destacou que as pesquisas do Nepa vão ganhar um reforço com a vinda do professor Saulo Carneiro, do Campus Princesa Isabel para a capital paraibana, já que ele fez doutorado em Astrofísica. A expectativa é que as pesquisas do IFPB em parceria com a APA e a UFPB também possam ser apresentadas no evento nordestino e no encontro nacional desse ano.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB