Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Ministério das Comunicações concede canal de rádio FM para o IFPB
13/03/2012 às 08h58

Ministério das Comunicações concede canal de rádio FM para o IFPB

A primeira emissora da instituição será instalada no Campus Campina Grande

O Instituto Federal da Paraíba realiza um sonho acalentado há muitos anos. O Ministério das Comunicações aprovou projeto do IFPB para instalação de uma emissora de rádio FM, em Campina Grande.

O pedido foi protocolado no final do ano passado pelo Gabinete da Reitoria atendendo solicitação da Assessoria de Comunicação Social e da Direção-Geral do Campus Campina Grande.

O reitor do IFPB, professor João Batista de Oliveira Silva, recebeu o comunicado oficial do Ministério das Comunicações no final da tarde desta segunda-feira(13), com a informação de que o projeto da instituição foi classificado em primeiro lugar.

“Estamos muito felizes com mais essa conquista do IFPB na área de Comunicação Social”, disse o reitor João Batista ao informar o Coordenado de Comunicação Social, jornalista Filipe Donner, sobre o resultado da obtenção da outorga para execução de serviço de radiodifusão com fins exclusivamente educativos.

De acordo com o documento enviado pelo Departamento de Outorga de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, a partir de agora, começa um prazo de 30 dias para que outras entidades que participaram da concorrência apresentem recurso e, findo esse período, a outorga será publicada no Diário Oficial da União.

“A nossa rádio será um canal com expertise em educação, ciência e tecnologia com abertura para a arte e cultura não apenas de Campina Grande, mas de todo o Compartimento da Borborema”, garantiu o reitor.

O professor João Batista determinou ao gabinete que desse conhecimento do fato as pró-reitorias e direção dos campi para que estas repassassem a boa notícia à comunidade acadêmica.

O Instituto Federal da Paraíba concorreu à concessão com as seguintes instituições: Universidade Federal de Campina Grande; Universidade Estadual da Paraíba; Fundação Esperança e Vida – FEVIVA; Fundação Pedro Américo; Fundação Brasil Ecoar.

O diretor-geral do Campus Campina Grande, professor Cícero Nicácio, lembrou que Campina Grande tem uma tradição no Estado na conquista de outorgas, tendo sido a primeira cidade paraibana a implantar uma emissora de rádio FM.

Cícero Nicácio comprou a idéia de um canal de rádio educativa para o Campus Campina Grande tão logo a Ascom apresentou o projeto sugerindo o pedido de outorga de uma emissora educativa composta por uma grade de programação recheada de música, jornalismo, prestação de serviços e programas culturais/ educativos.

De imediato o diretor Nicácio designou o jornalista Felipe Vilar para auxiliar o grupo de trabalho que estava formatando o Projeto que culminou com a aprovação do pedido de outorga da primeira rádio FM do IFPB.

“E não vamos parar por aí. A gestão do professor João Batista tem outros desafios no campo da comunicação social dentro do contexto da expansão do IFPB”, revela o professor Nicácio em tom de comemoração.

Ele acredita que dentro de 90 ou 120 dias o IFPB disponha do alvará de funcionamento da emissora, primeiro em caráter experimental e depois em definitivo.

Nos próximos dias o reitor João Batista de Oliveira Silva tem reunião agendada  com os coordenadores da Ascom e de Audiovisual para dar início à instrução de um novo processo visando conseguir a concessão de um canal de TV Educativa.

·         Por Filipe Donner, Jornalista da Reitoria / Ascom